top of page

O Movimento Escoteiro foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz 2021

Estamos muito felizes e honrados! A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), junto com a Associação Mundial de Bandeirantes (WAGGGS), foram indicadas para o Prêmio Nobel da Paz de 2021. E isso nos mostra, mais uma vez, que fazemos parte de um movimento único e inexplicável, que colabora com o desenvolvimento da humanidade.


Temos muito orgulho de nossos jovens e voluntários, que buscam sempre deixar o mundo um pouquinho melhor do que encontraram. Muito obrigado por fazerem a diferença!


Os tempos são difíceis, mas temos a certeza de que nossos associados estão superando este momento com perseverança e força de vontade, para que logo possamos voltar a nos encontrar e nos abraçar novamente.


Confira a matéria oficial traduzida:

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), junto com a Associação Mundial de Bandeirantes (WAGGGS), foram indicadas para o Prêmio Nobel da Paz de 2021, reconhecendo as contribuições notáveis ​​do Escotismo e do Bandeirantismo que capacitaram e empoderaram centenas de milhões de jovens para criar uma cultura duradoura de paz em suas comunidades por mais de um século.

A indicação ao Nobel foi apresentada por Solveig Schytz, membro do Partido da Liberdade norueguês, ex-comissária-chefe dos Bandeirantes e Escoteiros da Noruega e atual voluntária do Movimento Escoteiro.

O objetivo do Movimento Escoteiro é dar aos jovens as ferramentas de que precisam para resolver os desafios do futuro, enquanto constroem uma sociedade civil forte. Este trabalho é vital para a paz mundial ”, disse a Sra. Solveig Schytz em sua indicação. “Em um momento em que o nosso mundo está ameaçado por tantos desafios internacionais, sejam eles o clima, as guerras ou as pandemias, precisamos de um contrapeso ao egoísmo e ao nacionalismo. Precisamos oferecer aos jovens a chance de se unirem em torno de um conjunto de valores comuns e da crença no serviço, não apenas para a própria comunidade, mas também para a sociedade internacional. ”

Desde a sua fundação em 1907, o Escotismo e o Bandeirantismo têm se concentrado em capacitar os jovens para liderança e habilidades para a vida, para que promovam a paz e a compreensão mútua e estejam a serviço de suas comunidades. O escotismo ajuda a construir uma cultura duradoura de paz ao incorporar as ideias de trabalho em equipe, unidade e compreensão intercultural em seu Programa e atividades para jovens.

Apenas na última década, a iniciativa Mensageiros da Paz do Escotismo Mundial inspirou escoteiros ao redor do mundo a agir em suas comunidades, contribuindo para a paz e o desenvolvimento sustentável, contribuindo com mais de 16 milhões de projetos e ações locais.

Os eventos nacionais, regionais e mundiais do escotismo são organizados em torno dos pilares da colaboração intercultural e construção da paz, incluindo Jamborees Mundiais e JOTA-JOTI (Jamboree no Ar - Jamboree na Internet) que conectam milhões de jovens para serem ativos cidadãos globais. Ao ensinar aos jovens os valores de respeito e dever para com os outros, os escoteiros estão trabalhando para construir um mundo mais pacífico e inclusivo para pessoas de todas as idades.


Foto: Gabriel Rodrigues

480 visualizações0 comentário
bottom of page