Oficina de Relações Institucionais fala sobre Escotismo e comunidade


A oficina de Relações Institucionais, realizada na manhã de sábado (4), contou com a presença do Consultor em Responsabilidade Social e Gestão do Terceiro Setor, Luiz Mazetti, que fez um panorama para os Grupos Escoteiros de como desenvolver relacionamentos institucionais a nível local.

Cada Grupo Escoteiro é uma organização do terceiro setor, marcada pelo marco legal do terceiro setor e pode se relacionar com diferentes atores a sua volta. Por isso é preciso entender quais são esses atores e suas características principais, entendendo principalmente que cada Grupo possui outras organizações não governamentais no seu entorno e, além destes, existem também os agentes públicos, como o Governo, dividindo os seus distintos poderes; e as empresas de modo geral, grandes e pequenas.

Para que possamos nos relacionar com essas instituições, temos que compreender minimamente qual é a linguagem dessas instituições, suas necessidades, seus objetivos, e traduzir nossas necessidades. Podendo assim atingir nossos objetivos em comum com a sociedade.

Segundo Mazetti o Movimento possui uma missão complicada: educar, e educar nos dias atuais é uma missão difícil. E para que se cumpra essa missão, esse desafio, é preciso entender reconhecer a complexidade do mundo que o cerca.

"Às vezes a gente fala algumas informações que não são relevantes para tais instituições e quando tu aprende a lidar, aprende a falar da maneira correta, a usar os termos que eles vão entender, a gente acaba conseguindo ter uma relação melhor, conseguindo estreitar o relacionamento", explica Luiz.

Foto: Pedro Hoffmann

Texto: Nathalia Kerkhoven

Confira todas as fotos no Flickr

#TrêsCoroas #CongressoRegional #Voluntários #RelacionamentoInstitucional

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo