top of page

Escoteiros realizam palestra para professores da Rede Estadual


No dia 23 de agosto, na cidade de Guaíba, os Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul participaram do 1º Encontro Regional de Formação do Programa da CIPAVE - RS, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar. Na ocasião, os escoteiros estiveram representados pelo Escritório Regional e pela Equipe de Comunicação que realizaram a palestra “A Prática do Escotismo e a Construção de Valores”.

O encontro promovido pela 12ª Coordenadoria Regional de Educação teve como objetivo divulgar e estimular boas práticas de convívio e relações interpessoais desenvolvidas nas escolas da rede pública estadual. Em especial aquelas que promovem ações em prol da gestão de conflitos e das práticas de prevenção dos mesmos por meio das CIPAVE. Além dos Escoteiros do Brasil o evento contou com o apoio do Instituto de Educação Estadual Gomes Jardim e do Programa Papo de Responsa da Polícia Civil.

A participação do Movimento Escoteiro foi possível a partir do convite da Secretaria Estadual da Educação. Desde maio a Região Escoteira do Rio Grande do Sul conta com um Termo de Cooperação junto a SEDUC que tem como objetivo promover a integração do escotismo com o ambiente escolar, além de incentivar com que crianças, jovens e a comunidade escolar conheçam o Movimento Escoteiro. Auxiliando assim que os Grupos e as Escolas possam realizar atividades em conjunto.

A realização dessa parceria e a formalização junto ao Governo Estadual foi realizada na Assembleia Regional Escoteira em março de 2017. Na ocasião, com a presença do Deputado Estadual Vinicius Ribeiro, Presidente da Frente Parlamentar Escoteira da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e do Secretário Estadual da Educação, Luis Antônio Alcoba, o termo foi assinado diante de todos os participantes da Assembleia. Com essa parceria, tanto a Rede Estadual de Ensino, como os Grupos Escoteiros, têm a possibilidade ainda maior de realizarem atividades e projetos juntos.

Incentivando dessa forma com que o ambiente escolar seja também um espaço para a prática do escotismo, reforçando o papel educacional do maior movimento de educação não-formal de juventude e permitindo também que as escolas busquem nas Unidades Escoteiras Locais a referência para trabalhos e ações com os jovens e estudantes.

60 visualizações0 comentário
bottom of page