top of page

Inclusão do Escotismo no Plano Estadual de Educação vira lei no Rio Grande do Sul


Nesta quinta-feira, 31, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, a Região Escoteira do Rio Grande do Sul esteve representada no ato de sanção da lei que inclui o Movimento Escoteiro no Plano Estadual de Educação. A nova lei é de autoria do escotista e ex-deputado Vinicius Ribeiro e nessa legislatura foi apresentada pela deputada Zilá Breitenbach. O objetivo do projeto foi de agregar o Movimento Escoteiro ao Plano Estadual de Educação como uma ferramenta de apoio a melhoria dos indicadores educacionais do Estado.

Com a sanção do projeto o Movimento Escoteiro torna-se referência no apoio à concretização das diretrizes do Plano Estadual de Educação, em especial as de:

- superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação;

- formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade;

- promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental, à orientação sexual e às escolhas religiosas;

- combate ao racismo e a todas formas de preconceito; e

- promoção da conscientização no ambiente escolar da necessidade da proteção e da preservação do meio ambiente.

Ao cumprimentar os escoteiros o Governador ressaltou a importância do ato de sanção da lei. “Essas atividades e pessoas já são reconhecidas pela comunidade. Os escoteiros são um exemplo de dedicação ao bem comum e sempre dispostos a ajudar ao próximo”, argumentou. Leite também destacou que o compromisso das pessoas e das causas pelas quais trabalham. “Essa conquista é de quem se empenhou para dar relevância às atividades. Os deputados, cumprindo o papel de dar voz à sociedade que os elegeu, observam isso, compreendem as demandas e levam à votação”, resumiu.

Segundo Zilá, o Movimento Escoteiro proporciona à juventude ações produtivas e por isso merece maior atenção do Poder Público. “Os escoteiros cultivam valores de cidadania, amizade, respeito ao próximo, cuidados com a natureza e espiritualidade. Devemos apoiar iniciativas que contribuam com a construção de um mundo melhor”, concluiu.

Zilá também é autora de projeto que assegura a permanência dos grupos escoteiros instalados no interior das escolas da rede pública estadual. De acordo com o Projeto de Lei 65/2019, em tramitação na Assembleia gaúcha, a decisão quanto à permanência dos grupos escoteiros em funcionamento nas escolas estaduais caberia aos Conselhos Escolares. Atualmente, essa decisão pode ser tomada de forma monocrática, apenas pela direção da instituição de ensino.

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page