top of page

Deputada Zilá busca incluir método educativo do Movimento Escoteiro no Plano Estadual de Educação


A líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputada Zilá Breitenbach, protocolou projeto de lei visando incluir o método educativo do Movimento Escoteiro no Plano Estadual de Educação (PEE). De acordo com a parlamentar tucana, a proposta considera o trabalho prestado pelos grupos escoteiros no Estado junto a crianças e jovens como um importante instrumento no processo educacional. Zilá explicou que o projeto foi apresentado inicialmente pelo ex-deputado e escotista Vinícius Ribeiro (PDT), em 2016. O parlamentar era suplente e precisou deixar o mandato para o titular, deputado Gerson Burmann (PDT), fazendo com que a matéria fosse arquivada.

A deputada disse que o Movimento Escoteiro oferece uma proposta educativa complementar a educação formal desenvolvida nas escolas, enfatizando ensinamentos no âmbito da fraternidade, da cultura de paz, da solidariedade, da cidadania e do respeito ao meio ambiente. “O Movimento Escoteiro proporciona a juventude ações produtivas. Por meio do Escotismo, nossas crianças e adolescentes se ocupam com atividades que cultivam valores de amizade, respeito ao próximo, cuidados com a natureza e com a espiritualidade”, observou.

Zilá assinou, em 2014, por intermédio do Grupo Escoteiro Guia Lopes 02/RS, de Porto Alegre, o Pacto Escoteiro. Desde então, ela passou a integrar a União Parlamentar dos Escoteiros do Brasil (UPEB), que reúne vereadores, deputados e senadores de todo o país. A partir do pacto, a deputada reforçou o compromisso em atuar a favor das demandas do Escotismo no âmbito do Poder Legislativa Estadual. O Escotismo está presente no Rio Grande do Sul desde 1913 e conta atualmente com 12,5 mil associados. Ao todo, são 9,4 mil jovens e 3,1 mil adultos voluntários.

Confira o texto original do PL 227/2017 e a justificativa de apresentação do Projeto de Lei.

101 visualizações0 comentário
bottom of page