top of page

Relato do retorno às atividades do G.E. Amigo Panda 296/RS

Nosso retorno aconteceu no sábado dia 17/07/2021 após 16 meses sem encontros presenciais. A alegria era nítida nos olhos de todos, um misto de euforia e saudade. A ansiedade e o medo foram substituídos pelo olhar, pela conversa, pela instrução (mantendo o distanciamento, é claro!).

Fazendo uma retrospectiva, temos a certeza de que somos vencedores de uma pandemia. O que seria nosso primeiro acampamento de grupo em 14/03/2020, tornou-se um bivaque. As notícias de um contágio em massa eram recentes e tímidas ainda, mas já motivo de encerrarmos o convívio e a proximidade. Não imaginamos que iríamos nos encontrar somente 16 meses após aquele momento.

Neste período nos reinventamos, migramos para o virtual... E agora, o que fazer? Como fazer? Cada atividade maluca que foi criada para que pudéssemos ter os jovens ligados ao escotismo. Trabalhamos no aperfeiçoamento dos jovens, em suas progressões, especialidades, cordões e insígnias.

Na pandemia completamos 18 e 19 anos de existência, o que seriam grandes festas, transformaram-se em um vídeo (2020) e também em um bolo virtual (2021) com muitas lágrimas que escaparam pelos teclados e pelas telas de celulares.

Fomos nos adaptando aos novos tempos... - link para sala de reunião virtual bugou!!! - travou chefe!!! acho que caiu a conexão! - chefeee!!!! não compartilhou a tela!

E assim foram passando-se os meses... atividades a luz de velas, acampamentos na sala de casa, até BP surgiu no “TikTok” para uma conversa virtual!!!! Novas formas de ajudar: Drive Thru da solidariedade em maio de 2020, Drive Thru para ajudar vítimas da enchente do Vale do Taquarí em julho de 2020, Gincana Virtual, Festa junina virtual, encontro virtual de alcateias em agosto de 2020, Jambore Nacional e 2ª Caçada do Ramo Lobinho. Setembro Amarelo nos trouxe a preocupação com a saúde mental dos jovens e suas angústias por estarem a tanto tempo em isolamento social. Joti em outubro, tivemos em dezembro de 2020 a entrega da Insígnia da Madeira de nossa Akelá Marli.

Eis que ao final de 2020 surge uma luz no fim do túnel, a possibilidade de um plano de retorno. Partimos imediatamente para os trabalhos e em fevereiro de 2021 fomos um dos primeiros grupos a conseguir aprovação. Agora era só voltar...., porém não foi assim, tentamos por 3 vezes uma data e sempre houveram impedimentos, desde um torrencial temporal a uma parada geral de nossa cidade... sentimos o gosto da frustração, amenizado um pouco pela conquista da Prata como grupo Padrão 2020 e pelo troféu Juntos Somos Mais Fortes, os quais nos mostraram que apesar das dificuldades mantivemos nosso padrão de excelência para com os jovens.

Temos a certeza que tudo valeu a pena, pois hoje nossos sábados são de festa, várias entregas: especialidades conquistadas (muitas!!!!), cordões, etapas de progressões, Cruzeiro do Sul, Lis de Ouro, Insígnia da Madeira, tudo isso resultado de um bom trabalho mesmo em contexto pandêmico.


Equipe de Comunicação

Grupo Escoteiro Amigo Panda - 296/RS








161 visualizações0 comentário
bottom of page