top of page

Escoteiros no Rio Grande do Sul alcançam maior efetivo em duas décadas


O Movimento Escoteiro no Rio Grande do Sul atingiu um novo marco em novembro deste ano, atingindo o maior efetivo em mais de duas décadas. Atualmente são 14 mil associados, sendo mais de nove mil jovens e quase cinco mil adultos voluntários. Última vez que este número havia sido alcançado foi em 1993. Há dez anos, em 2007, o número era a metade do atual. Atualmente o Rio Grande do Sul é a segunda maior região escoteira do país, atrás apenas do estado de São Paulo. Em todo o Brasil são 100 mil escoteiros.

Através de atividades ao ar livre e em equipe, variadas e atraentes, planejadas de acordo com os interesses e necessidade de cada faixa etária, o escotismo incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento. Além de incentivar o envolvimento comunitário, formando verdadeiros líderes em todas as cidades.

Com o intuito de realizar ações que tenham um impacto real na sociedade, os escoteiros desenvolvem atividades locais, regionais e nacionais. Exemplo disso foi o tema anual trabalhado durante todo 2017: “Escotismo e Desenvolvimento Sustentável”. Seguindo a proposta da ONU de trabalhar temáticas como educação, cidades sustentáveis, igualdade de gênero, vida na água, entre outros. Em 2018 os Escoteiros irão desenvolver atividades com a temática "Escotismo - Educação para a Vida."

Presente em 116 municípios gaúchos, com 210 Grupos Escoteiros, cerca de 70% do efetivo está no interior do estado e a expectativa de crescimento é grande. Desde 1993 o Movimento Escoteiro no Rio Grande no Sul não alcançava números tão expressivos de inserção na comunidade. “Temos como meta alcançarmos até 2023 a marca de 25 mil escoteiros no Rio Grande do Sul. Em um ano conseguimos aumentar nosso alcance em 2 mil pessoas, seguindo desenvolvendo o escotismo em nosso estado só temos a contribuir com uma sociedade melhor", relata a Presidente da Região Escoteira do Rio Grande do Sul, Cristine Ritt.

História do Escotismo

O Movimento Escoteiro surgiu em 1907, na Inglaterra, fundado por Robert Baden-Powell. Espalhou-se pelo mundo com publicação do livro “Escotismo para Rapazes”. As ideias centenárias de educação não formal continuam atuais, como são as propostas de envolvimento juvenil, atividades ao ar livre e de construção moral. Desde sua fundação mais de 400 milhões de pessoas já passaram pelo escotismo, que hoje está presente em 217 países e conta com mais de 40 milhões de membros.

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page