top of page

Retorno às atividades presenciais do G.E. Moacara 32/RS

Quando a pandemia surgiu no início de 2020, foi um “boom” para nós, que estávamos cheios de planos, objetivos e metas. Então vimos o escotismo em movimento, criando, inovando, adaptando-se à nova realidade que veio para ficar. Assim passaram-se 6 meses, passou-se um ano.


E vieram as diretrizes, resoluções, protocolos de retorno. Então montamos nosso plano de retorno, fizemos as adaptações necessárias, treinamentos com a Chefias, Pais e até Jovens (monitores e pioneiros).

No ano de 2021, viemos estudando o cenário do COVID-19, e do município. Ao obter a autorização da Região para o retorno, continuamos trabalhando a viabilidade para voltar, com conversas entre a chefia e pais, até o momento quando estávamos seguros que tudo iria ocorrer da forma planejada em nosso plano de retorno.


No primeiro sábado, fizemos atividade com a Tropa Escoteira Masculina, quando tivemos uma grande adesão dos jovens, com uma atividade física com pista de obstáculos e demais jogos ativos. No final da tarde, todos estavam felizes e cansados. A Tropa Sênior fez uma boa atividade de aventura, com instrução para rapel. E o Clã Pioneiro, com muitos jovens com saudades das atividades presenciais, fizeram planejamentos para o segundo semestre.


No segundo sábado de atividade foi a vez da Tropa Escoteira Feminina, que teve uma boa participação das meninas, com jogos e instrução de ferramentas de sapa e fogueira. A Tropa Guia, também realizou uma atividade de aventura com instrução para rapel e jogos.


Os relatos dos jovens foram os mais positivos possíveis, todos gostaram, ficaram felizes e adoraram o retorno. A Chefia ficou alegre e contente em ver os sorrisos nos rostos dos jovens, e por proporcionar uma tarde agradável e diferente. Os pais agradeceram demais pelo retorno, pois muitas famílias estavam precisando deste momento. A Alcateia retornará em agosto.


Ricardo Canevese

Diretor de Métodos Educativos












Fotografias: G.E. Moacara 32/RS


161 visualizações0 comentário
bottom of page