top of page

Semana do Escoteiro

Semana do Escoteiro é realizada em todo o Rio Grande do Sul

Atividades de educação não-formal e construção de caráter serão realizadas de forma on-line junto à comunidade entre 18 a 24 de abril em todo o Rio Grande do Sul


De 18 a 24 de abril de 2021, os Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul realizarão, simultaneamente e em todo o estado, uma série de eventos que fazem parte da Semana Regional do Escoteiro. O objetivo é oportunizar com que cada vez mais crianças e jovens conheçam o escotismo e integrem o maior movimento de jovens do mundo. O Dia do Escoteiro, celebrado no dia 23 de abril, reforça a importância deste que é o maior movimento de educação não-formal do planeta.


O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento e se envolverem com a comunidade. Por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, os jovens são incentivados a construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno. O escotismo acontece diariamente nas atitudes de cada jovem e adulto e, semanalmente, nos encontros nos Grupos Escoteiros associados regularmente aos Escoteiros do Brasil. Em função da pandemia, desde março de 2020 os Grupos Escoteiros realizam suas atividades exclusivamente de forma on-line, mantendo o contato com os jovens e suas famílias e acompanhando suas progressões. Os jovens do Movimento Escoteiro são divididos conforme sua faixa etária, de 6,5 a 21 anos, e com eles são trabalhadas as áreas de desenvolvimento físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter.


Para Michele Müller, Diretora Presidente da Região Escoteira do RS, a semana do escoteiro é um momento de reviver as melhores lembranças e reforçar o sentimento de ligação e pertencimento ao movimento escoteiro: “Para 2021, em função da pandemia, as atividades da semana do escoteiro foram pensadas para serem realizadas on-line ou de forma remota, com cada um na sua casa. Além disso, o propósito educativo da semana conta com ações que envolvem itens relacionados à progressão pessoal e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Todos os associados, jovens e adultos, são convidados a participar e a somar nessa semana do escoteiro tão especial”, pontua a dirigente.


Ser escoteiro não tem idade, qualquer pessoa pode iniciar como jovem, ou então como adulto voluntário caso já tenha atingido os 21 anos. Interessados devem procurar um Grupo perto da sua casa e conhecerem na prática como são as atividades e essa filosofia de vida. Para fazerparte dos Escoteiros do Brasil os interessados devem procurar o Grupo mais perto de sua casa acessando www.sejaescoteiro.org.br.


Confira o release completo e o Boletim da Semana Escoteira 2021: https://bit.ly/SemanaEscoteira-2021




178 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page