top of page

Escoteiros mobilizam quase mil pessoas em grandes eventos no final de semana


Para a maioria dos grupos escoteiros sábado é dia fixo de atividade e ocasionalmente de acampamento. Neste final de semana a região metropolitana de Porto Alegre foi sede de cinco grandes eventos que mobilizaram participantes de todo Rio Grande do Sul e ainda outros doze estados brasileiros. Todos organizados por voluntários que contribuem com o escotismo a nível regional e estadual, os eventos mobilizaram quase mil pessoas entre participantes, staffs e parceiros .

Maior atividade escoteira do estado em 2017 acontece em Novo Hamburgo

Fadas, duendes, piratas, príncipes e princesas invadiram Novo Hamburgo para uma atividade temática exclusiva para lobinhos, escoteiros de seis e meio a dez anos. O Acantonamento Regional de Lobinhos acontece a cada dois anos e nesta edição teve como tema “Deu a Louca nos Contos de Fadas”, reunindo 506 crianças e 210 adultos voluntários de 50 Grupos Escoteiros de todo o estado. Na programação diversos jogos e brincadeiras que estimulam o trabalho em equipe, a motricidade, o caráter e também técnicas escoteiras, sempre de maneira divertida e lúdica. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha foi sede da atividade, que iniciou na noite de sexta-feira (13) e seguiu até domingo.

Paraolimpíada foi tema de evento escoteiro

Neste final de semana aconteceu no Lindóia Tênis Clube (Porto Alegre) a Olimpíada Regional Pioneira, evento que ocorre anualmente com o objetivo de proporcionar uma competição saudável e a integração de pioneiros, escoteiros de 18 a 20 anos, de todo o estado. A 25ª edição da atividade teve como tema Jogos Paralímpicos, com o intuito de possibilitar aos quase 100 participantes a vivência dos paratletas e sensibilizando sobre a importância da inclusão. Vôlei sentado, esgrima em cadeira de rodas e judô para cegos foram algumas das modalidades de esportes paraolímpicos realizadas, todas coordenadas por paratletas convidados. Realizado pelos Escoteiros do Brasil – Rio Grande do Sul, a organização ficou por conta de jovens do Grupo Escoteiro Arno Friederich (Porto Alegre).

Capacitação de lideranças juvenis reuniu escoteiros de doze estados na capital gaúcha

Mais oitenta participantes estiveram presentes no Encontro Nacional de Jovens Líderes, evento que tem como foco incentivar e preparar as lideranças juvenis dentro do movimento escoteiro. Exclusivo para jovens de 18 a 25 anos, a atividade abordou temas como método educativo, comunicação escoteira, projetos sociais, empoderamento e envolvimento juvenil. Escoteiros de estados como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Acre participaram da capacitação que ocorreu de 12 a 15 de outubro na Escola Técnica Parobé (Porto Alegre).

Cursos de Formação para Voluntários

o Campo Escola Escoteiro, em Viamão, foram realizados dois Cursos de Formação de Voluntários, um para Dirigentes e outro para Escotistas do Ramo Sênior. Dirigentes são os voluntários que trabalham nas áreas administrativas e organizacionais das Unidades Escoteiras, já os escotistas são os que trabalham diretamente com os jovens na aplicação do programa educativo do Movimento Escoteiro. Os do Ramo Sênior são os que atuam com jovens de 15 a 18 anos. O Curso de Nível Avançado é a última etapa de capacitação inicial para os voluntários dentro do Movimento Escoteiro, levando em média de dois a três anos de estudos e desenvolvimento de atividades práticas para a sua conclusão.

Importantes veículos de comunicação divulgaram os eventos do final de semana como o portal Martin Behrend, e os Jornais Correio do Povo, Jornal NH e ABC Domingo.

Correio do Povo - Jovens escoteiros participam da Olimpíada Regional Pioneira em Porto Alegre

Jornal NH - Escotismo leva mundo do faz de conta para mais de 500 crianças em Novo Hamburgo

Portal Martin Behrend - Mais de 600 escoteiros gaúchos participam de evento estadual em Novo Hamburgo

133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page