1ª Semana Regional do Escoteiro


Os Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul convidam todas as Unidades Escoteiras Locais para um momento especial de celebração do escotismo na 1ª Semana Regional do Escoteiro. Durante os dias 20 a 28 de abril, jovens, voluntários, familiares e toda a comunidade estão convidados para realizar ações, digitais e presenciais, que divulguem o escotismo e mostrem o quanto cada um de nós ama fazer parte do maior movimento de jovens do mundo.

Esta programação pretende mostrar o escotismo do ponto de vista do associado, na escola, no trabalho, na universidade, no seu dia a dia. Diversas Unidades Escoteiros e Distritos Escoteiros já possuem ações programadas em outros dia do mês de abril, a sugestão da data de 20 a 28 é para que este período seja ainda mais especial e assim possamos mostrar a importância e a presença do escotismo no Rio Grande do Sul.

A Semana do Escoteiro é um evento de grande impacto social, beneficiando jovens e adultos, com uma programação divertida e elaborada pensando em todas as áreas de desenvolvimento do programa educativo dos Escoteiros do Brasil. Reúna sua patrulha, incentive as atividades no seu Grupo e participe das ações individuais mostrando o seu orgulho em ser escoteiro.

Confira o Boletim 1 completo aqui.

Por que participar?

A Semana Regional do Escoteiro tem uma programação elaborada pela Equipe Regional de Comunicação e tem como objetivo promover a divulgação do escotismo, o fortalecimento de parcerias e o relacionamento institucional. Os Escoteiros do Brasil estão presentes em 121 cidades em todo o Rio Grande do Sul, com 226 Unidades Escoteiras Locais ativas e regularizadas junto aos Escoteiros do Brasil.

Neste ano são incentivadas atividades em escolas, praças e parques, oportunizando a toda comunidade as experiências educativas e divertidas que o Movimento Escoteiro proporciona. As atividades realizadas na Semana Regional do Escoteiro também contam pontos para o Grupo Padrão, além de pontos extras relacionados às reportagens que forem veiculadas sobre as atividades escoteiras em TV, rádio, jornal, entre outros.

Como participar?

Esta primeira edição será realizada entres dias 20 a 28 de abril, a escolha da data inclui dois finais de semana para a realização de atividades práticas nas Unidades Escoteiras e abrange também o Dia do Escoteiro, no 23 de abril. Para participar é muito simples, é só incluir qualquer uma das atividades propostas na programação das seções ou realizar sozinho alguma das ações sugeridas durante a semana. Nenhuma atividade é obrigatória, além de também serem flexíveis para a realização em outros dias da semana.

O importante é sempre que realizar as atividades publicar nas redes sociais com a hastag #semanadoescoteirors. Desse modo todos poderemos acompanhar a participação dos escoteiros gaúchos e conhecer as atividades preferidas pelos jovens. A iniciativa deve partir das Unidades Escoteiras Locais (Grupos Escoteiros ou Seções Escoteiras Autônomas), incluindo alguma das ações na sua programação.

Caso seja realizada alguma atividade com entidade parceira como uma escola, organização não governamental ou instituições do poder público e privado é necessário já realizar contato prévio propondo a parceria. O ideal é que as Unidades Escoteiras Locais façam uma proposta por escrito endereçado a quem ou onde pretendem realizar a atividade.

Deve-se planejar um tempo de duas a três horas para oferecer as atividades a pessoas de fora do Movimento Escoteiro em conjunto com os escoteiros. A definição da quantidade de participantes deve levar em consideração a quantidade de escotistas e dirigentes que estarão envolvidos na atividade.

Programação

A programação da 1ª Semana do Escoteiro consiste em diversas ações que serão realizadas no ambiente virtual, na rotina diária dos associados e nas atividades dos Grupos Escoteiros. Todas as atividades listadas abaixo são recomendações para as Unidades Escoteiras Locais.

20 de abril, sábado - Escotismo que Inspira

Para iniciar a celebração da Semana do Escoteiro convidamos a todos para publicarem em suas redes sociais histórias de pessoas que te inspiram no escotismo. É o momento de compartilhar as histórias da sua patrulha, falar sobre os escotistas que fizeram parte da sua vida e como o escotismo lhe inspira a fazer e ser diferente. O sábado inspirador é voltado para fazer da atividade no Grupo um grande encontro de sorrisos, abraços e memórias inesquecíveis.

Sugestão de atividades:

  • Montar um varal de fotos de atividades do Grupo;

  • Realizar um encontro de antigos escoteiros que fizeram parte do seu Grupo;

  • Fazer nas redes sociais uma publicação sobre os escoteiros que lhe inspiram;

  • Realizar atividade do Escoteiro por Um dia no Grupo Escoteiro;

  • Realizar um Fogo de Conselho após a atividade integrando familiares e comunidade;

  • Realizar uma transmissão ao vivo no facebook durante a atividade na sede;

  • Realizar uma atividade em alguma praça ou parque incentivando a participação de outros jovens

  • que estejam passando o dia neste local.

21 de abril, domingo - Domingo da Boa Ação

Neste ano, dentro da Semana do Escoteiro, celebramos a Páscoa. Independente da sua religião, esta é uma data que reforça a importância de estar junto de quem você gosta e celebrar as coisas boas da vida. Além disso, é uma data em que muitas crianças, e até mesmo os adultos, ficam muito felizes de serem lembrados por meio de uma lembrança doce e voluntária. O domingo da boa ação é voltado para a realização de ações sociais de Páscoa junto com a sua patrulha ou família.

Sugestões de atividades:

  • Organizar a casa e doar brinquedos, livros e roupas que não usa mais;

  • Entrega de doações de Páscoa para crianças carentes;

  • Realização de uma campanha de troca de livros na sua seção;

  • Organizar a campanha do agasalho no seu Grupo Escoteiro;

  • Realizar um encontro presencial com escoteiros de outros grupos para conversar e conhecer

  • novas pessoas.

22 de abril, segunda-feira - Escoteiros Criativos

Quer uma maneira melhor de começar a semana do que pensando fora da caixa? A sugestão para este dia é criar uma intervenção artística, seja em forma de desenho, paródia, poesia, fotografia, vlog, ou outro, demonstrando o seu envolvimento com o movimento escoteiro. Seja criativo! A intervenção deverá ser registrada e postada nas suas redes sociais com a tag #semanadoescoteirors.

Sugestões de atividades:

  • Publicar um desenho sobre o Movimento Escoteiro nas redes sociais;

  • Fazer um vlog falando sobre o escotismo;

  • Escrever uma thread no twitter sobre curiosidades de ser escoteiro;

  • Escrever um conto escoteiro e publicar nas redes sociais.

  • Escrever uma poesia com o tema “Acampamento Escoteiro” e publicar nas redes sociais;

23 de abril, terça-feira - Orgulho Escoteiro

O dia mais especial da semana é o que marca também a invasão de escoteiros em todos os espaços. Esse é o dia de usar orgulhosamente o seu lenço escoteiro, ir uniformizado para a escola, falar aos colegas de trabalho sobre como é bom ser voluntário e plantar aquela sementinha do bem em todos os corações. Neste dia sugere-se a realização de atividades sociais, entrevistas na imprensa, contato com representantes políticos, entre outros. É um dia especial de celebrar o orgulho escoteiro.

Sugestões de atividade:

  • Usar o seu vestuário, lenço e/ou uma camiseta de motivo escoteiro durante o dia;

  • Fazer uma refeição em um local público com seus amigos escoteiros devidamente identificados;

  • Ir ao cinema junto com a sua patrulha;

  • Realizar uma atividade escoteira na escola mais próxima do Grupo.

24 de abril, quarta-feira - Escoteiro Cinéfilo

A sugestão da quarta do sofá é reunir-se com a patrulha para uma sessão de cinema. Escolham um filme ou documentário que possa incitar o debate sobre questões sociais. Você deve debater sobre o tema abordado no filme, mas lembre-se de escutar a opinião de todos e respeitar os demais. Caso o encontro presencial não seja possível, marque um horário e assistam juntos o mesmo conteúdo para que seja possível conversar sobre o que vocês viram e como este tema contribuiu na sua formação pessoal.

Sugestões de atividade:

  • Assista a um filme ou documentário sobre questões sociais e reflita sobre o tema;

  • Debata com seus companheiros de seção temas relacionados à diversidades;

  • Conheça mais sobre os problemas envolvendo questões climáticas e de desenvolvimento comunitário

  • e debata sobre como você pode ajudar a reverter essa situação;

  • Conheça mais sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 e compartilhe nas

  • redes sociais quais atitudes você tem feito para mudar o mundo.

25 de abril, quinta-feira - #TBT Escoteiro

Já parou para pensar em tudo o que você já viveu no Movimento Escoteiro? O #TBT Escoteiro é especial pois lhe convida a tirar um momento para pensar em tudo o que já aconteceu e ainda vai acontecer. Na noite desta quinta-feira reflita sobre as suas experiências escoteiras, os prós e contras, os bons e maus momentos, suas vergonhas, suas alegrias, suas atitudes e como ser uma pessoa ainda melhor quando acordar amanhã. Faça essa reflexão sozinho ou junto com seus amigos escoteiros. Ao final da reflexão, caso sinta-se confortável, tire uma foto de todos que estão contigo nesse momento, ou então use alguma foto marcante da sua vida escoteira e publique com a tag #semanadoescoteirors compartilhando com todos como foi a sua reflexão.

Sugestões de atividade:

  • Realize um momento de espiritualidade com a sua patrulha caso seja possível um encontro presencial

  • entre todos na noite de quinta-feira;

  • Combine com o seu Clã uma Vigília Pioneira;

  • Faça uma publicação de #tbt sobre a sua vida escoteira;

  • Faça um momento de reflexão individual sobres os valores da Promessa e da Lei Escoteira.

26 de abril, sexta-feira - Fim de tarde Escoteiro

Sexta-feira, final de semana chegando, é dia de reunir-se com os amigos para um fim de tarde tranquilo antes do final da semana. Durante o dia você deve usar o seu vestuário e/ou lenço escoteiro e, se possível, reunir-se com outros escoteiros que convivam nos mesmos ambientes que você frequenta como o trabalho, escola ou faculdade. O objetivo é registrar o maior número possível de encontros que houver com os demais escoteiros. Não esqueça daquela foto bacana do encontro com a tag #semanadoescoteirors.

Sugestões de Atividade

  • Usar o seu vestuário, lenço e/ou uma camiseta de motivo escoteiro durante o dia;

  • Fazer uma refeição em um local público com seus amigos escoteiros devidamente identificados;

  • Ir ao cinema junto com a sua patrulha.

27 de abril, sábado - Seja Escoteiro!

Sábado é o grande dia das atividades escoteiras. Neste dia convide algum amigo seu, vizinho, parente, colega da escola ou do trabalho e leve conhecer o seu Grupo Escoteiro. Uma grande atividade escoteira pode ser uma ótima oportunidade de fazer o seu Grupo crescer, além de fazer com que cada vez mais pessoas também se apaixonem pelo escotismo e mudem suas vidas e das pessoas ao seu redor.

Sugestões de Atividade

  • Realizar atividade do Escoteiro por Um dia no Grupo Escoteiro;

  • Realizar um Fogo de Conselho após a atividade integrando familiares e comunidade;

  • Realizar uma transmissão ao vivo no facebook durante a atividade na sede;

  • Realizar uma atividade em alguma praça ou parque incentivando a participação de outros jovens que

  • estejam passando o dia neste local;

28 de abril, domingo - Fraternidade Escoteira

Domingo no parque com a família e os amigos escoteiros tomando um chimarrão, quer dica melhor para um dia de folga? Neste domingo valorize a participação dos pais e amigos no Grupo Escoteiro. Os Grupos são incentivados a realizarem um encontro informal em algum parque da sua cidade para um piquenique, tomar um chimarrão, jogar conversa fora e integrar mais as famílias com as atividades do Grupo. Dica: convide os demais Grupos da sua cidade e façam um grande encontro em que seja possível toda a comunidade conhecer o Movimento Escoteiro onde você mora.

Sugestões de Atividade

  • Realizar um piquenique com seus amigos escoteiros em um parque da cidade;

  • Participar ação de limpeza do Limpa Brasil e Pokémon Go em Porto Alegre;

Fichas de Atividade

Além das sugestões de atividades propostas no item anterior, para auxiliar as Unidades Escoteiras Locais na realização de atividades em locais públicos e nas ações do Seja Escoteiro recomendamos a realização das atividades propostas no Projeto EducAÇÃO ESCOTEIRA 2019 dos Escoteiros do Brasil. Essa iniciativa visa também já oportunizar aos escotistas o planejamento das atividades do EducAÇÃO ESCOTEIRA que será realizado durante o mês de maio em todo o Brasil.

Modelo de Ofício

A Região disponibilizou um modelo de ofício que pode ser utilizado pelas Unidades Escoteiras para realização de atividades em parceria e apresentação da Semana do Escoteiro a outras organizações públicas e privadas. O ofício está disponível para download em bit.ly/escoteirosrs2019oficio

Limpa Brasil e Pokémon Go

No domingo, 28 de abril, jovens e voluntários são convidados a participar de uma iniciativa global por um mundo melhor organizada pelo Limpa Brasil, parceiro oficial dos Escoteiros do Brasil, e junto da Niantic, empresa responsável pelo Pokémon Go em todo o mundo.

O Limpa Brasil – Let’s do It!, é um movimento que incentiva a reflexão para a mudança de atitude do brasileiro em relação ao lugar correto do lixo. Os Escoteiros são incentivados a participar de projetos sociais, de meio ambiente, valorizando a cidadania e demonstrando às suas comunidades que a qualidade de vida está intimamente ligada à proteção ambiental.

No último dia da Semana do Escoteiro os grupos estão convidados a participar de uma grande ação que será realizada no Gasômetro, na Orla do Guaíba. Lá os escoteiros poderão desenvolver suas habilidades de treinadores pokémon por meio de batalhas em realidade virtual e atividades relacionadas com o meio ambiente. As ações serão alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e fazem parte da programação especial do Dia da Terra Niantic.

Após o jogo serão realizadas ações de conscientização e limpeza coletiva com os visitantes da orla, além da proposta de um piquenique apreciando o pôr do sol no Guaíba. Quer maneira melhor de terminar a Semana do Escoteiro do que com muita diversão, tecnologia, belas paisagens e ainda deixando um lugar mais limpo?

Esta é uma iniciativa do Limpa Brasil em parceria com os Escoteiros do Brasil, Niantic - Pokémon Go - Cartoon Network, Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Instituto do Câncer Infantil.

Campanha Instituto do Câncer

Durante todo o mês as Unidades Escoteiras estão convidadas a participar de uma campanha de recolhimento de tampinhas junto ao Limpa Brasil. Os materiais deverão ser coletados na sede dos Grupos ou entregue no Escritório Regional (Rua Castro Alves, 398, Bairro Independência). A entrega final das doações será realizada no dia 28 de abril, às 15h, no Gasômetro, junto a organização do Limpa Brasil. As doações serão encaminhadas ao Instituto do Câncer Infantil. Grupos de fora da Região Metropolitana também podem participar da campanha e realizar a doação em uma entidade da sua cidade. Solicita-se que, preferencialmente, as tampinhas sejam coletadas e entregues separadas por cor.

Responsabilidades das Unidades Escoteiras Locais

  • Designar um Coordenador, sendo preferencialmente um(a) Pioneiro(a) (ou Clã) e/ou um(a) Jovem Líder integrante da sua Unidade Escoteira Local para coordenação das atividades da Semana do Escoteiro;

  • Designar um representante, sendo preferencialmente um(a) Pioneiro(a) e/ou um(a) Jovem Líder integrante da sua Unidade Escoteira Local para ser o porta voz do seu Grupo no contato com a imprensa e realização de entrevistas;

  • Firmar acordo com instituições de ensino e poder público em caso de atividades em parceria, explicando com detalhes a atividade e definindo local e o horário de realização;

  • Conhecer as particularidades dos locais onde as atividades externas serão realizadas;

  • Estudar o Boletim com a programação completa da 1ª Semana Regional do Escoteiro, planejando e preparando as atividades que serão realizadas;

  • Reunir os membros da UEL que irão realizar as atividades práticas, treinando-os para as respectivas tarefas;

  • Reunir todo o material necessário e programação das atividades públicas e do Seja Escoteiro;

  • Realizar contatos com a mídia local para conseguir cobertura de imprensa para o dia da atividade;

  • Preencher o Relatório de Participação que será disponibilizado online ao final da programação.

Responsabilidade da Região Escoteira

  • Disponibilizar as informações, em boletins, redes sociais e no site regional que ajudem as Unidades Escoteiras Locais a planejar e realizar a atividade;

  • Prestar apoio e orientação para viabilizar a realização da Semana do Escoteiro , especialmente por intermédio dos Distritos e da Rede de Comunicação;

  • Divulgar a Semana do Escoteiro na grande mídia regional;

Relacionamento com a Imprensa

Após a definição de um porta voz da sua UEL, preferencialmente um jovem acompanhado de um adulto, o Grupo deverá fazer o contato com a imprensa local para divulgação das suas atividades e da Semana do Escoteiro Confira um “passo-a-passo” com orientações para facilitar o trabalho da sua UEL na divulgação da Semana do Escoteiro e, com isso, valorizar o trabalho e ampliar a visibilidade do seu Grupo Escoteiro. Lembre-se, você e os membros do seu grupo são porta-vozes do Movimento Escoteiro, independentemente da situação, a imagem associada a vocês é a dos Escoteiros do Brasil. Assim, desejamos que o trabalho esteja acompanhado da responsabilidade que este exige, e que seja de grande êxito.

  • O Grupo deverá determinar uma pessoa para ficar responsável pela distribuição local do material de divulgação à imprensa;

  • Essa pessoa deverá ler e conhecer a programação da Semana do Escoteiro;

  • De posse do Release modelo, completar com as informações locais e deixar o material pronto para ser distribuído aos veículos de comunicação, uma semana antes dos eventos públicos;

  • Levantar nome, telefone e e-mail dos principais veículos de comunicação do município e da sua região

  • de abrangência, fazendo um cadastro para repassar o Release:

  • Enviar o material e fazer follow para motivar a cobertura jornalística, ou seja, após enviar o material, contatar por telefones principais jornalistas para estimulá-los a cobrir o evento e divulgar o material;

  • Estar à disposição para fornecer outras informações sobre o escotismo, que por ventura for necessidade

  • dos veículos de comunicação;

  • Providenciar registro fotográfico do evento e coletar opiniões de alunos, professores e membros do escotismo;

  • Arquivar publicações de jornais, sites e outros veículos que noticiaram ou cobriram o evento. Em caso

  • de divulgação em Rádio, obter o horário, dia e programa que foi divulgado. Manter arquivo do assunto.

Modelo de Release

A Região disponibilizou um modelo de release que pode ser utilizado pelas Unidades Escoteiras para divulgação da Semana do Escoteiro para a imprensa. O ofício também está disponível para download em bit.ly/escoteirosrs2019release. Em caso de alguma necessidade referente à divulgação entre em contato no comunicacao@escoteiros.org.br.

Documentos de Apoio

Comunicação: Além do release proposto no item anterior, para auxiliar as Unidades Escoteiras Locais no contato com a imprensa local recomendamos alguns documentos relacionados a comunicação escoteira que podem auxiliar no desenvolvimento das atividades, na cobertura fotográfica e na preparação para entrevistas.

Material Gráfico: Além do conteúdo de imprensa também disponibilizamos cartazes e flyers que podem ser impressos pelos Grupos para a divulgação das atividades do Seja Escoteiro.

Relacionamento Institucional: Nestes documentos você encontra mais informações sobre Relacionamento Institucional e também sobre o Relacionamento Político e assinatura do compromisso do Pacto Escoteiro com autoridades do seu município.

Vídeos: Caso sejam necessários recursos audiovisuais faça download dos vídeos oficiais - Bem Vindo aos Escoteiros do Brasil, disponíveis nas versão de 10 min, 5 min e 2 min, e/ou o vídeo sobre o Método Escoteiro.

Apresentação: Caso seja necessário recomenda-se o uso da apresentação oficial Vamos falar de Escotismo.

Dúvidas

Quaisquer procedimentos não previstos neste Boletim serão passíveis de análise e decisão pela Equipe de Organização. Informações complementares podem ser obtidas junto ao Escritório Regional através do email comunicacao@escoteirosrs.org.br, ou pelo site www.escoteirosrs.org.br – clicando na aba de “Contato”.

#SemanadoEscoteiro #Comunicação #RelacionamentoInstitucional

0 visualização
  • Branca Ícone do Flickr
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branco Facebook Ícone

Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

Rua Castro Alves, 398 - Bairro Independência

CEP 90430-130 - Porto Alegre - RS

(51) 3330-9784 - (51) 3332-3127

2020 | Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul