top of page

Visita à Hidrelétrica Passo Fundo

O Grupo Escoteiro Tupinambás 44/RS pertencente ao 18° Distrito Escoteiro RS, da cidade de Erechim (RS), teve a oportunidade de realizar uma visita à Hidrelétrica Passo Fundo em 02/04. A hidrelétrica está localizada no rio Passo Fundo, no município de Entre Rios do Sul (RS), e é responsável por gerar energia elétrica por meio da utilização dos recursos hídricos da região.

Durante a visita, os integrantes do grupo escoteiro puderam conhecer alguns dos projetos socioambientais desenvolvidos no entorno do reservatório. Além disso, tiveram a oportunidade de visitar a sala de controle da hidrelétrica, que é operada remotamente a partir da sala de controle da Usina Hidrelétrica Itá, localizada em Santa Catarina (SC). Lá, puderam observar de perto como a hidrelétrica é operada e monitorada para garantir a geração segura de energia.

Uma das partes mais fascinantes da visita foi a oportunidade de adentrar no rotor da usina, localizado dois pisos abaixo do solo. Os participantes puderam observar de perto as pás do equipamento, que é a peça responsável por unir . São fundamentais para obter a energia mecânica da água, que é convertida em energia elétrica por meio da rotação que é transmitida através do eixo central que mantém contato com a caixa de transmissão.

Além disso, os escoteiros acompanharam todo o percurso da água, desde a entrada no rio Passo Fundo até sua saída no Rio Erechim. Essa experiência permitiu que compreendessem melhor o funcionamento de uma hidrelétrica e a importância da energia hidrelétrica na geração de eletricidade de forma sustentável.

Essa visita proporcionou aos integrantes do Grupo Escoteiro Tupinambás uma oportunidade única de aprendizado sobre o funcionamento de uma hidrelétrica, os aspectos socioambientais envolvidos nesse tipo de empreendimento e a importância da energia renovável na matriz energética do Brasil. Foi uma experiência enriquecedora que ampliou o conhecimento dos escoteiros sobre a geração de energia elétrica e a preservação do meio ambiente.


Texto: Daniel Trindade Grupo Escoteiro Tupinambás


46 visualizações0 comentário
bottom of page