Jovem > Ramo Escoteiro

Ramo Escoteiro

Entre os 11 e 14 anos, fazemos parte do Ramo Escoteiro – somos patrulhas de 5 a 8 jovens, de meninos e meninas, que juntas formam uma tropa. Aqui, além de trabalhar em equipe e entender a importância de respeitar a natureza, aprendemos diversas coisas que nos deixam mais confiantes e decididos. Cada patrulha tem seu próprio bastão e bandeirola, onde gravamos lembranças marcantes de nossa experiência juntos, assim como o livro de patrulha, que tem todas as informações sobre os membros e fotografias das nossas ações. Elegemos um monitor, que age como um líder dentro de nosso grupo, e desenvolvemos algumas atividades por conta própria, como ir ao cinema, jogar algum jogo, etc.

 

Atividades como acampamentos e excursões fazem parte da nossa vivência no Ramo Escoteiro, sempre com o acompanhamento de adultos. Com nosso lema “Sempre Alerta”, estamos interessados em descobrir coisas novas e estar cercados de amigos. Antes de completar 15 anos, passamos por um período de transição em que nos adaptamos à realidade do Ramo Sênior, e nos despedimos da tropa escoteira com a Cerimônia de Passagem.

A Aventura Escoteira

No Ramo Escoteiro nós realizamos tantas atividades que anotar todas elas facilita bastante na hora de conquistarmos a Lis de Ouro! Para isso, temos duas ferramentas bem simples à nossa disposição: os Manuais do Ramo Escoteiro e o aplicativo Mappa, disponível gratuitamente para download no celular. Os dois servem para marcar as atividades realizadas durante nossa “Aventura Escoteira”.

Cada item que completamos significa que estamos um passo mais perto do distintivo de Escoteiro Lis de Ouro. E não é só isso, mostramos para nosso chefe e nossos amigos o quanto somos responsáveis e capazes de nos virarmos em todo tipo de situação. Ao ver que nos desenvolvemos tão rapidamente, nossos companheiros de patrulha vão querer o mesmo e nós vamos poder ajudá-los! É sempre bom deixar nosso chefe por dentro de todas as nossas conquistas: ele poderá dar uma mãozinha quando precisarmos.

Além do trajeto que está no mapa, vamos precisar conquistar pelo menos uma Insígnia de Interesse Especial, ter o cordão de eficiência vermelho e branco, ter 10 noites de acampamento com nossa patrulha ou tropa e conquistar uma das Insígnias da Modalidade do Ramo Escoteiro. Mas precisamos estar “Sempre Alerta”, depois de tudo isso, ainda precisamos de uma indicação da Corte de Honra e do escotista. Conquistar a Lis de Ouro mostra que nos divertimos muito, mas também nos desenvolvemos demais. Mãos à obra, escoteiro?

  • Branca Ícone do Flickr
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branco Facebook Ícone

Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

Rua Castro Alves, 398 - Bairro Independência

CEP 90430-130 - Porto Alegre - RS

(51) 3330-9784 - (51) 3332-3127

2020 | Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul