top of page

Jovem > Ramo Sênior

Símbolo_dos_Ramos-03.png

Ramo Sênior

mateiro.png

O Ramo Sênior é formado por jovens com idades entre 15 e 17 anos, e nos incentiva a superar nossos próprios desafios! Nós já nos conhecemos melhor, aceitamos nossas características e as diferenças de um jeito mais simples, e estamos entendendo melhor nossa própria personalidade. Com a tropa sênior, vivemos verdadeiras aventuras: fazemos rapel, navegamos, acampamos por vários dias, fazemos trilhas e escaladas, aprendemos jogos e atividades mais desafiadoras e somos incentivados a superar obstáculos.

 

Como diz nosso lema, estamos Sempre Alerta a tudo que acontece ao nosso redor. Temos nosso próprio livro de patrulha, onde registramos informações importantes e recordações das nossas atividades. A partir do momento que completamos 17 anos, e no máximo antes dos 18, precisamos nos despedir da tropa sênior e partir para o Ramo Pioneiro, após um período de transição e uma Cerimônia de Passagem.

 

O Desafio Sênior

São tantas as aventuras que nós vivemos no Ramo Sênior! Aprendemos a superar obstáculos e medos, nos desafiamos e nos superamos constantemente – sempre acompanhados dos amigos. Nossa caminhada, se realizada com dedicação, vai nos levar diretamente para o Escoteiro da Pátria, o distintivo especial do nosso Ramo. Para acompanhar essa jornada, nós temos à mão os Manuais do Ramo e o Mappa, aplicativo disponível gratuitamente para o celular, no qual podemos registrar todas as nossas conquistas e acompanhar em que áreas nós precisamos nos desenvolver ainda mais.

 

Como parte do nosso desafio, ainda vamos precisar de 10 noites acampado com nossa patrulha ou tropa do Ramo Sênior, conquistar o cordão dourado, uma das Insígnias de Interesse Especial e uma das Insígnias da Modalidade do nosso atual Ramo. Vamos caprichar! Nosso escotista e a Corte de Honra também vão ter que nos indicar para alcançarmos o Escoteiro da Pátria. Vamos superar nossos próprios desafios! 

bottom of page