top of page

Desafio da Semana do Escotismo


Era verão de 1907 quando Baden-Powell reuniu pela primeira vez 20 jovens em uma experiência pioneira de atividades em equipe ao ar livre. Foi na Ilha de Brownsea, na Inglaterra, que durante os dias 1 e 8 de agosto, nasceu o Movimento Escoteiro. Hoje, 110 anos depois, o Escotismo continua fazendo a diferença na vida de milhares de jovens e adultos ao redor de todo o mundo. Assim como Baden-Powell programou uma série de atividades durante a primeira semana de agosto, aqui estão propostas atividades para cada um dos dias alusivos ao acampamento de Brownsea para que você desenvolva sozinho ou junto com os seus amigos. O importante é viver essa semana de maneira diferente e especial, refletindo sobre como esse acampamento realizado há mais de um século atrás ainda hoje influencia no seu estilo de vida e auxilia na construção de um mundo melhor.

Terça, 1º de agosto - Lenço na Cidade Atividade Física

Você deve percorrer uma rota de três a cinco quilômetros e registrar a caminhada com o uso de um aplicativo de corrida (Strava, Map My Run, ou outros do gênero). Esse caminho pode ser o que você faz de casa ao trabalho, escola, faculdade, curso ou até mesmo um exercício no parque. Você pode estar acompanhado por outro integrante de seu Grupo ou não, mas deve estar utilizando seu lenço escoteiro. O importante é caminhar, desenvolver sua saúde e usar o seu lenço. Não esqueça de postar uma foto da caminhada com a tag #semanadoescotismo

Quarta, 2 de agosto - Cultura Escoteira Atividade Intelectual

Você deve criar uma intervenção artística, seja em forma de desenho, paródia, poesia, fotografia, vlog, ou outro, visando demonstrar seu envolvimento com o movimento escoteiro. Seja criativo! A intervenção deverá ser registrada e postada no seu facebook pessoal com a tag #semanadoescotismo

Quinta, 3 de agosto - Textão do Bem Atividade Afetiva

Você deve publicar uma foto de uma atividade escoteira marcante e escrever um textão do bem, falando sobre as memórias daquela atividade, as pessoas que estão contigo e as boas lembranças que o escotismo te trouxe na imagem que você escolheu. Não esqueça de usar a tag #semanadoescotismo.

Sexta, 4 de agosto - Orgulho Escoteiro Atividade Social

Sexta-feira, final de semana, primeira sexta-feira após o retorno das férias, é dia de reunir-se com os amigos para um happy hour ou ir trabalhar no modo casual friday. Durante o dia você deve usar o seu vestuário e/ou lenço escoteiro e, se possível, reunir-se com outros escoteiros que convivam nos mesmos ambientes que você frequenta como o trabalho, escola ou faculdade. O objetivo é registrar o maior número possível de encontros que houver com os demais escoteiros. Não esqueça daquela foto bacana do encontro com a tag #semanadoescotismo.

Sábado, 5 de agosto - Grande Pioneiria Atividade Técnica

Sábado é o dia para reunir-se com toda a Tropa no Grupo Escoteiro. O desafio desse dia é desenvolver uma grande pioneiria escoteira que deixaria B.P orgulhoso das técnicas mateiras dos jovens. Qual a grande pioneira sua Tropa vai fazer? Ao final da atividade não esqueça de postar a foto da pioneiria com a tag #semanadoescotismo.

Domingo, 6 de agosto - Chimas com a Família Atividade Família

Domingo no parque com a família e os amigos escoteiros tomando um chimarrão, quer dica melhor para um dia de folga? Neste domingo valorize a participação dos pais no Grupo Escoteiro. Os Grupos são incentivados a realizarem um encontro em algum parque da sua cidade para um piquenique, tomar um chimarrão, jogar conversa fora e integrar mais as famílias com as atividades do Grupo.

Segunda, 7 de agosto - O Mundo que nos Cerca Atividade Caráter

A sugestão de início da semana é assistir com a sua patrulha, tropa, família, ou até mesmo sozinho (se a agenda não permitir um encontro presencial), um filme ou documentário que possa incitar o debate sobre questões sociais. Você deve debater sobre o tema abordado no filme, mas lembre-se de escutar a opinião de todos e respeitar os demais. Publique uma foto do encontro a tag #semanadoescotismo

Terça, 8 de agosto - Pensando no Futuro Atividade Espiritual

Finalizada a semana que marca o surgimento histórico do Movimento Escoteiro, é importante tirar um momento para pensar em tudo o que já aconteceu e ainda vai acontecer. Na noite desta terça-feira pense em tudo o que já aconteceu na sua vida escoteira, os prós e contras, os bons e maus momentos, suas vergonhas, suas alegrias, suas atitudes e como ser uma pessoa ainda melhor quando acordar amanhã. Faça essa reflexão sozinho ou junto com seus amigos escoteiros. Ao final final deste momento, se sentir-se confortável, tire uma foto de todos que estão contigo nesse momento, ou alguma foto marcante da sua vida escoteira caso esteja sozinho, com a tag #semanadoescotismo e fale sobre a experiência dessa reflexão.

522 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page