Soledade é confirmada como a cidade/sede do 6º Camporee Sul

Promovido pelo Escoteiros do Brasil – Rio Grande do Sul, o evento deve receber mais de 3 mil jovens em janeiro de 2019

O Escoteiros do Brasil – Rio Grande do Sul escolheu Soledade para ser a cidade/sede do 6º Camporee Sul. A confirmação aconteceu nesta quinta-feira, 21/12, após reunião dos representantes do Movimento com o poder público, que disponibilizou a estrutura do Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz para o evento. Mais de 3 mil adolescentes e jovens, com idade entre 10,5 e 21 anos, vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, são esperados para o Camporee Sul, que será realizado de 16 a 20 de janeiro de 2019.

De acordo com a diretora presidente Cristine Ritt, a escolha por Soledade foi em razão da infraestrutura oferecida e sua localização. “O município está no Centro do Estado, o que possibilita o fácil deslocamento dos participantes. Outro fator que influenciou na escolha foi pelo parque, que dispõe da estrutura que necessitamos para realização do evento”, salientou.

Ela destaca que foram visitadas 11 cidades gaúchas para verificar os possíveis locais para sediar o Camporee Sul. “Procurávamos aquele ambiente que oferecesse a melhor condição, que não necessitasse a locação de muita estrutura provisória. Felizmente, encontramos aqui o local ideal, onde nossa proposta foi muito bem aceita pelo poder público”, comemorou.

Loriedson Sartori – Chico Sartori, presidente do Grupo Ágata 225, de Soledade, afirma ser uma grande conquista receber um evento deste porte no município. “Nosso grupo foi reativado há pouco mais de 1 ano e ter a oportunidade de sediar um encontro desta natureza nos enche de orgulho, mas também nos motiva a se empenhar cada vez mais para preparar tudo”, aduziu.

A vice-prefeita, Marilda Borges Corbelini, diz que a municipalidade é parceira de iniciativas como esta. “Particularmente admiro muito o trabalho dos Escoteiros e com certeza receberemos muito bem estes jovens. Nós, como poder público, cederemos o Parque de Eventos e daremos as condições necessárias para que aconteça da melhor maneira possível”, garantiu.


A proposta educativa está fundamentada nos conceitos básicos do Movimento Escoteiro. Propõe contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, realizando suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais e espirituais, como cidadãos participantes e úteis em suas comunidades. Por fim, Cristine afirma que o acampamento pretende ser um local de diversão, amizade e integração. “Consiste em uma ação de caráter educativo, que também é um espaço para informar, conscientizar e comprometer as crianças, adolescentes e jovens em atividades e projetos concretos, que ajudem na construção do mundo que almejamos”, concluiu. Além dos integrantes do Grupo Ágata 225, de Soledade, também participaram da reunião o coordenador distrital Joel Rodrigues e o integrante dos Escoteiros de Carazinho, Rafael Sperry.

Fonte

Uma das atividades do programa do Camporee Sul será no Parque das Tuias. Inaugurado em 1999, o parque oferece uma ampla infra-estrutura que combina momentos de lazer, descanso e diversão. Possuímos uma área com mais de 700 mil metros quadrados para lazer, que conta com 01 piscina externa de 2 (dois) milhões de litros d’água, com toboágua caracol com 8 (oito) metros de altura e super toboágua de queda-livre com 18 metros de altura, lago para passeios de pedalinhos e caiaques, lago para pesca esportiva, completo parque infantil, quadras para a prática de esportes, pista de skate profissional, incríveis jardins para descanso, ampla área verde para caminhadas com trilhas e mirantes, sala de jogos, cantinho do chimarrão, sala para reuniões, ampla loja com artesanatos.

O 6º Camporee Sul - Um Universo de Possibilidades

é uma realização da Região Escoteira do Rio Grande do Sul

em parceria com as Regiões Escoteiras de Santa Catarina e do Paraná.