top of page

O Camporee Sul está chegando e agora você irá começar a sua viagem na órbita deste que é o maior acampamento do sul do Brasil! São diversos planetas que farão parte da sua experiência no maior acampamento do sul do Brasil. Ao longo dos quatro dias de atividades você vai passar por grandes cerimônias, festas, aventuras, desafios, dimensões paralelas e ao fim voltará para casa com uma nova visão de mundo, novos amigos e muita história para contar. A viagem está apenas começando!

Bem-Vindo ao Cosmos.png

Conheça agora os Módulos do Programa Educativo do 6º Camporee Sul.

Cerimônia de Abertura - Bem-vindo ao Cosmos! 

No Camporee Sul as Cerimônias não serão  apenas simplesmente uma noite de festa. As Cerimônias serão, literalmente, uma experiência de outro mundo, momentos únicos na vida dos jovens no 6º Camporee Sul. A abertura será como uma explosão de alegria que deu origem ao Universo, o Cosmos. Bem-vindo ao Cosmos será uma grande recepção a todos os participantes do 6º Camporee Sul que irão passar por uma experiência para toda a vida em Um Universo  de Possibilidades. 

Cerimônia de Encerramento - Supernova! 

Ao final do acampamento, cada jovem terá evoluído como pessoa e como escoteiro, como se cada um fosse uma estrela no Universo. Quando uma estrela chega ao seu estágio final de evolução ela vira uma supernova. A Supernova é marcada por uma explosão brilhante que desaparece lentamente ao longo do tempo. Após quatro dias de novos conhecimentos, amizades e possibilidades imensuráveis que os viajantes irão levar na bagagem da vida. O encerramento Supernova é a prova da evolução de cada participante e o desejo que a luz do Camporee Sul permaneça no Universo por muitos e muitos anos.

Supernova.png
Estação OK.png

Aldeia Global - Estação Intergaláctica

A Estação Intergaláctica será o local da reunião dos mundos, um espaço de aprendizado, oficinas e atividades das Equipes Regionais de Métodos Educativos e parceiros. Será como uma grande Estação que servirá de atracadouro para as naves de todos os universos e globos, desde TARDIS até as meras X-wing terão lugar reservado nas docas. Sustentabilidade, diversidade, tecnologia, cultura, arte e música são apenas algumas das oficinas que poderemos conhecer e que serão oferecidas pelos mais raros povos de todo Universo. Esses povos estarão reunidos na Estação Intergaláctica para uma conferência diplomática e lá irão assinar um Tratado de Paz com a Federação Unida dos Planetas que dará aos terráqueos a possibilidade de conquistar a insígnia do evento. 

Festa Geral - Aurora Austral 

Você está convidado a participar do maior encontro intergaláctico que já existiu! Ele irá reunir todos os planetas da nossa dimensão para apreciar um fenômeno natural de cores e brilhos no céu como você nunca viu.  A aurora austral é um show de cores que ocorre no sul do planeta, podendo ser avistada durante à noite ou no final da tarde e se caracterizando pela mais diversa coloração do céu. A Aurora Austral é uma festa que irá marcar o início da noite com muita animação, alegria e cores para todos os gostos.

Aurora Austral.png
Centro Universal.png

Centro Escoteiro - Centro Universal

Um dos braços de docas de atracamento da Estação Intergalática será reservado somente para interação social entre os povos, feito especialmente para os viajantes da galáxia abastecerem suas naves e comprarem souvenires intergaláticos para seus familiares. Tudo isso acontecerá enquanto algumas nações com dons artísticos se apresentam para animar a convenção. Traga sua nave espacial e reúna seu povo para juntos fazermos a maior convenção dos multiversos!

Espaço de Diversidades - Planeta Rainbow

Em um universo de possibilidades, criamos uma zona livre de preconceitos, onde as pessoas se aceitam pelo que são e podem trocar suas experiências sem medos! Um lugar onde todos os astros convivem em perfeita sintonia e que irá oferecer conhecimento sobre os temas mais importantes das diversidades presentes. Transitando em muitas órbitas, o Planeta Rainbow vai oferecer uma programação educativa constante, com dinâmicas, espaço de escuta, bate-papos, e jogos. Em uma zona livre e de muito respeito, todos podem ser o que quiserem! Entre nessa dimensão com a gente!

Planeta Rainbow.png
Waterworld.png

Parque das Tuias - Waterworld

Um dia inteiro de relaxamento, lazer e diversão em um grande parque ao ar livre, com destaque para uma enorme piscina com toboágua de 18 metros de altura em queda-livre. Quer mais diversão que essa? Esse é o Waterworld no Parque das Tuias. Com mais de 20 atrações, localizado na cidade de Fontoura Xavier e apenas 12 quilômetros do Parque Centenário, o Parque das Tuias será espaço para um dia de atividade de cada seção. A estrutura conta com diversas atrações, que farão parte de um dia inteiro do Programa dos Subcampos dos três ramos. Conheça mais sobre o Parque das Tuias acessando tuias.com.br.

Espaço de Espiritualidade - Floresta Celestial

A Floresta Celestial é um Espaço de Paz, reservado para a espiritualidade universal, onde os jovens poderão  encontrar informações e vivenciar várias confissões religiosas conhecendo seus ritos, seus símbolos, sua história e sua organização. Local para ampliar conhecimentos, encontrar pessoas, fazer novas amizades, respeitando a individualidade das crenças  e abrindo um universo de conhecimentos relacionados a várias confissões religiosas. Um espaço para os participantes do Camporee Sul expressar a fé pessoal, através de meditação e reflexão individual ou coletiva.

Floresta Celestial.png

App do Camporee Sul - JARVIS

E por fim, não temos como falar de Um Universo de Possibilidade sem conectar tudo isso, certo? Usando a tecnologia a nosso favor, vamos conectar esse universo e permitir uma troca de experiências jamais vista em todo o multiverso! Vamos entrar no mundo digital, visitar diferentes tempos e viajar pelo espaço, vivenciando tudo que todas as galáxias têm para nos oferecer. E depois de viajar pelo Universo, podemos também descansar, pousando em uma doca tranquila e amigável no Centro Universal, onde podemos usar a tecnologia para conversar com amigos do outro lado da galáxia. Prepare sua nave para mais essa aventura desse universo de possibilidades! Em breve essa novidade será divulgada com mais informações!

JARVIS.png
Cyberpunk.png

Grande Jogo - Cyberpunk 2030

Já pensou em um grande jogo escoteiro onde você tem todo tipo de aventura, desafio, enigmas, trabalho em equipe, ação, imaginação e, principalmente, muita diversão? Bem-vindo ao Grande Jogo do  6º Camporee Sul o CyberPunk 2030! 

 

O que uma vez foi marcada por grandes banquetes e fogos de artifício, a virada do ano do planeta Terra não é mais tão celebrada atualmente; no ano de 2030, a luta pela sobrevivência é tudo que ocupa a mente de 97% da população, os recursos são escassos e acumulam-se nas mãos das grandes corporações, mas os dias dos mais ricos também estão contados, e eles sabem disso. Uma grande recompensa é oferecida para aqueles que conseguirem resolver os problemas do universo: não há mais vegetação em nenhum dos planetas conhecidos, falta energia, alimentos e líquidos consumíveis, e todos lutam para conseguir migalhas, mesmo que isso signifique violar a lei.

 

Uma estranha equipe se reúne na Terra; eles acreditam ter achado a solução: uma tecnologia perdida que todos consideram ser apenas uma lenda - a viagem no tempo. Esse grupo, formado por seres das mais diferentes espécies e profissões, acredita ter o necessário para salvar o universo. Mal sabem eles que esta é uma jornada cheia de perigos e surpresas! Os nossos heróis terão que provar tudo que sabem, reunindo recursos e melhorando seus inventários enquanto nos ajudam a atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 

Neste grande jogo você irá descobrir o seu lado explorador, se divertindo em uma grande experiência de gestão de projetos em um modelo prático e divertido, ambientado em um universo de RPG (do inglês, jogos de interpretação de personagens) com tema CyberPunk. Então junte a sua equipe e prepare-se para enfrentar alguns dos maiores desafios do universo!

Escoteiro_das_Galáxias.png

Ramo Escoteiro em Escoteiro das Galáxias

O Ramo Escoteiro irá viver uma experiência única no Camporee Sul! Serão quatro dias de aventura através de dois módulos e diversas bases no Parque Cententário Rui Ortiz. No Ramo Escoteiro as patrulhas escoteiras serão formadas por 10 jovens de 10 anos à 15 anos (incompletos) e terão um (01) adulto inscrito acompanhante na categoria “Escotista | Ramo Escoteiro”. Caso o Grupo Escoteiro não complete a patrulha, a organização do evento irá completar com jovens de grupos próximos, ou então conforme proximidade regional ou afinidade. As patrulhas farão parte de Tropas, que formarão oito Subcampos, do Campo Escoteiro. Dúvidas entre em contato no e-mail ramoescoteiro@escoteirosrs.org.br.

“...desde tempos imemoriais, houve menos que meia dúzia de mortais cujas mentes foram capazes de contemplar o universo em sua totalidade”.  Enquanto vivemos nos perguntando sobre a vida em outros mundos, os demais seres intergalácticos há muito tempo observam a vida na Terra utilizando a viagem no espaço-tempo como método de exploração do universo.

Cientistas previram que durante o 6º Camporee Sul, ocorrerá um vórtice, fenômeno que se caracteriza pela formação de linhas de corrente em um escoamento giratório, oportunizando uma viagem no espaço-tempo.  Para pessoas comuns, um vórtice pode parecer assustador, mas para o Escoteiro das Galáxias nada mais é do que uma oportunidade de explorar novos lugares, conhecer novos povos e viver novas aventuras acompanhado de seu grupo de amigos.  Essa aventura acontecerá em dois grandes módulos: 

 

Mochilando no Universo - Através do vórtice, o Escoteiro das Galáxias pousará em planetas  (bases) que irão requerer habilidades distintas: físicas, intelectuais, afetivas, sociais, espirituais e de caráter. À noite, cada nave (subcampos) festejará suas descobertas no Festival de Cosplay. 

 

Criando seu próprio Guia - De volta ao planeta Terra, o Escoteiro das Galáxias compartilhará suas descobertas através de jogos, habilidades escoteiras e muita diversão. 

 

Terráqueos costumam olhar sem ver, mas se observarem com bastante atenção o que há dentro do vórtice, podem se surpreender com tudo aquilo que irão descobrir! Sempre há algo para se ver, pois “uma linha reta nunca é o caminho mais interessante”. 

 

Serão 3 dias, 21 horas, 42 minutos, 6 segundos. Quantas galáxias você consegue conhecer? Esse é o tempo que você terá para descobrir um universo de possibilidades. Um vórtice é sempre um convite para aventuras inesquecíveis. O Ramo Escoteiro fará essa jornada por entre galáxias distantes e interligadas, desvendando códigos, unindo mentes, usando agilidade, força e concentração. 

 

A contagem regressiva para o lançamento das naves já começou, você está pronto para essa viagem?

Joias Peridas.png

Ramo Sênior em As Jóias Perdidas

O Ramo Sênior terá a oportunidade de participar de um grande desafio no Parque Centenário, a busca pelas Jóias Perdidas.  Soledade é conhecida como a Capital das Pedras Preciosas e serão os sêniores e guias os responsáveis por desbravar esse mundo e conhecer mais sobre esse universo.

 

No Ramo Sênior as patrulhas serão formadas por 06 a 08 jovens de 15 (incompletos) anos à 18 anos (incompletos) e terão um (01) adulto inscrito acompanhante na categoria “Escotista | Ramo Sênior”. Caso o Grupo Escoteiro não complete a patrulha, a organização do evento irá completar com jovens de grupos próximos, ou então conforme proximidade regional ou afinidade. As patrulhas farão parte de Tropas, que formarão quatro Subcampos, do Campo Sênior. Dúvidas entre em contato no e-mail ramosenior@escoteirosrs.org.br.

Seis singularidades foram transformadas em jóias pelas Entidades Cósmicas - Morte, Entropia, Infinito e Eternidade. Conhecidas como Jóias do Infinito, cada pedra representa um aspecto diferente do universo: Espaço, Mente, Realidade, Poder, Alma e Tempo. 

 

Essas jóias perdidas não podem ser manipuladas por seres considerados inferiores, por darem a eles poderes como a onisciência e a onipresença, transformando o portador da jóia em algo parecido com Deus. Em algum momento do espaço e do tempo, a localização dessas jóias foi perdida, e se iniciou uma caçada para encontrá-las e conquistar o universo. Essa caçada inclui seres que querem destruir o universo e tudo que vive nele. Para evitar que isso aconteça, essas jóias precisam ser reagrupadas e colocadas em um lugar seguro de contenção. 

 

Essa será a tarefa do Ramo Sênior durante o Camporee Sul: os viajantes do universo terão que enfrentar atividades de resistência, raciocínio, velocidade e força  para conseguir localizar e reagrupar as jóias perdidas.

Dimensões_Paralelas.png

Ramo Pioneiro em Dimensões Paralelas

O Ramo Pioneiro irá viajar através de dimensões paralelas ajudando um cientista maluco e seu sobrinho adolescente a salvar o mundo da destruição. Tudo será possível, mas o principal, é a possibilidade de deixar o mundo um lugar melhor do que antes. 

 

 No Ramo Pioneiro os jovens de 18  (incompletos) a 21 anos (incompletos) farão parte do Campo Pioneiro e não há limites para a composição de Clãs. Os adultos do Ramo Pioneiro devem se inscrever como Equipe de Serviço. Os jovens não têm patrulha, e nem divisão do subcampo que será um único do ramo. Dúvidas no e-mail ramopioneiro@escoteirosrs.org.br.

A dimensão na qual vivemos está uma bagunça: poluição, preconceito, ódio, guerras, falta de empatia e falta de persistência - a humanidade está desacreditada! Os Pioneiros no Camporee Sul descobriram, no fundo de uma garagem, em uma cidade pacata chamada Soledade, um cientista genial chamado Rick Sanchez que inventou uma tecnologia que irá ajudar a todos os pioneiros a tentar resolver ou a entender esses problemas. 

 

Rick inventou uma arma de portais que pode teleportar qualquer um para dimensões paralelas onde uma pequena alteração transforma tudo em algo muito diferente; por conta dessa invenção, foi convidado a participar com o ramo pioneiro dessa aventura, com a condição de trazer seu neto de 14 anos Morty, um menino muito dócil e ingênuo.

 

Os pioneiros ajudarão Rick e Morty ensinando-lhes trabalho em equipe, virtudes e outros valores que, a tempos, estão sendo esquecidos pelos humanos para restaurar a harmonia e prosperidade entre os terráqueos. Mas, claro, que nada disso será fácil; é preciso passar por obstáculos, aventuras e muita superação!

 

Esse passeio pelo surreal e perigosos do Multiverso fará todos reaprenderem e repensarem os valores, através de bases que levarão os clãs a realidades alternativas inspiradas nas virtudes pioneiras nas quais quem retornar terá a missão de trazer os ensinamentos para a nossa dimensão usando tudo isso no trabalho comunitário e social para a comunidade local, cumprindo nosso lema de SERVIR. 

 

Nas noites de céu estrelado, os sobreviventes irão usufruir dos louros em uma festa que transcende a nossa existência e também de uma vigília que irá energizar os pensamentos pioneiros com a essência do nosso lema. Contamos com a participação de todos os Pioneiros para explorar esse universo e ajudá-los nesta missão!

Você está pronto para essa grande viagem do Camporee Sul?

O 6º Camporee Sul - Um Universo de Possibilidades

é uma realização da Região Escoteira do Rio Grande do Sul

em parceria com as Regiões Escoteiras de Santa Catarina e do Paraná.

bottom of page