Jovem > Ramo Lobinho

Ramo Lobinho

Entre os 6,5 e os 10 anos, somos lobinhos. Aprendemos muito sobre a vida em meio à natureza, a viver em grupo e desenvolvemos nossa liderança. “O livro da Jângal”, que retrata as aventuras de Mowgli, o menino lobo, é o que inspira a organização do Ramo Lobinho. Juntos, formamos uma alcateia, que é dividida em pequenos grupos chamados matilhas. Cada matilha é composta por quatro a seis lobinhos, entre meninos e meninas, e esse grupo nos acompanha durante todo o período em que participamos desse Ramo. Com esses amigos, fazemos jogos e brincadeiras, vivemos aventuras, aprendemos sobre a importância da boa ação diária e ainda somos incentivamos a fazer sempre o nosso Melhor Possível; que, inclusive, é o nosso lema.

 

Temos nossa própria lei, a Lei do Lobinho, que traz cinco artigos:

  • O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos;

  • O Lobinho pensa primeiro nos outros;

  • O Lobinho abre os olhos e os ouvidos;

  • O lobinho é limpo e está sempre alegre;

  • O Lobinho diz sempre a verdade.

 

Antes que possamos completar 11 anos, somos encaminhados para o Ramo Escoteiro. Nesse momento, após o período de transição, é feita uma Cerimônia de Passagem para que possamos nos despedir da alcateia.

 

Caminho da Jângal

O mapa de progressão é uma forma de ajudar o lobinho a conquistar o Cruzeiro do Sul, um distintivo muito importante desse Ramo! Como lobinho, nós temos muitas responsabilidades, mas também muita diversão pela frente. Para deixar essa caminhada mais fácil, o mapa de progressão do Ramo Lobinho pode ser usado para marcar todo o seu crescimento. A partir de nossa entrada na alcateia, o Akelá vai acompanhar nosso desenvolvimento, dando uma ajudinha sempre que precisarmos. Ao aprender tarefas simples, que são feitas no nosso dia a dia, nós mostramos que conseguimos nos cuidar e que sabemos o quanto é importante cada um fazer a sua parte.

Para chegar ao Cruzeiro do Sul, há um caminho que precisamos seguir – para cada item que completarmos, um sinalzinho deve ser feito no mapa. Isso vai ajudar a nós e ao Akelá a lembrar de todos os detalhes de nossa jornada. O mapa pode ser encontrado nos Manuais ou no App Mappa, disponível gratuitamente para download no seu celular. Além disso, precisamos conquistar cinco especialidades, uma Insígnia de Interesse Especial, participar de três acampamentos ou acantonamentos e ir na maioria dos sábados de atividade na nossa Unidade Escoteira Local. Mãos à obra lobinho!

  • Branca Ícone do Flickr
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branco Facebook Ícone

Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

Rua Castro Alves, 398 - Bairro Independência

CEP 90430-130 - Porto Alegre - RS

(51) 3330-9784 - (51) 3332-3127

2020 | Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul