top of page

Realizado 1º Fórum de Inclusão e Acessibilidade


Aconteceu no último domingo (11) o 1º Fórum Regional Escoteiro de Inclusão e Acessibilidade, realizado pelos Escoteiros do Brasil no Rio Grande do Sul, com o apoio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. O evento foi realizado no Centro Universitário Metodista IPA. Mais de 100 pessoas estiveram presentes entre jovens e voluntários do Movimento Escoteiro, além da comunidade interessada no assunto. Com tradução simultânea em LIBRAS, material impresso em braille e outros tipos de assistência para cada deficiência.

O 1º Fórum Regional de Inclusão e Acessibilidade trouxe para debate as diversas visões sobre o tema, buscando a melhoria na receptividade e na convivência das pessoas com deficiência dentro do Movimento Escoteiro, maior movimento de educação não formal do mundo. "A aplicação bem sucedida das políticas e regulamentações relativas à inclusão das pessoas com deficiência depende, antes de mais nada, da conscientização de todos os indivíduos a respeito da diversidade humana e suas peculiaridades. Isso só pode ser alcançado a partir de um amplo debate com a participação dos envolvidos", considera o Coordenador Regional de Inclusão e Acessibilidade dos Escoteiros do Brasil, Raphael Cavalcante.

A mesa de abertura, composta por autoridades do município, do estado e do governo federal, abordou avanços e desafios para a prática de inclusão das pessoas com deficiência. A Presidente dos Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul, Cristine Ritt, falou sobre a Política de Acessibilidade e o compromisso da instituição com as melhores práticas de inclusão, bem como ações, inclusive de infraestrutura, que estão em andamento. A Política de Acessibilidade dos Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul foi desenvolvida com base na Convenção dos Direitos da pessoa com Deficiência da ONU e na legislação brasileira (sabia mais sobre a política aqui)

O segundo painel apresentou as possibilidades de inclusão na educação sob diversos aspectos, incluindo a visão das instituições, bem como das pessoas com deficiência. Essa discussão contou com a presença de adultos voluntários do Movimento Escoteiro, uma pedagoga, um psicólogo mestre em educação e a Gestora de Comunicação e Projetos Sociais da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

O terceiro painel apresentou casos de inclusão de sucesso no Movimento Escoteiro e como a participação de todos é importante na construção de uma convivência respeitosa com as diferenças. Compuseram esse painel representantes dos Grupos Escoteiros Amigo Panda e Baden-Powell, de Caxias do Sul, do Grupo Acauã, de Erechim, e do Grupo Arno Friederich, de Porto Alegre.

No quarto painel, os anseios das famílias de pessoas com deficiência, suas expectativas e a importância de sua participação no processo de inclusão foram os temas abordados. Fizeram parte, além de voluntários do Movimento Escoteiro, o Presidente da Autismo & Vida, e o Presidente da Associação de Familiares e Amigos do Down.

Dois dos Grupos Escoteiros que tiveram suas histórias compartilhadas foram o Grupo Baden-Powell, de Caxias do Sul, e Acauã de Erechim. Ambas histórias foram contadas por meio da série de vídeos Histórias de Inclusão que podem ser conferidos abaixo.

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page