top of page

Congresso Regional | Oficinas de Especialidades


Dentre as diversas atividades da programação do Congresso Regional Escoteiro, as Oficinas de Especialidades foram uma opção de capacitação para jovens que buscam compreender e aprofundar seus conhecimentos em diversos assuntos. No Congresso, foram oferecidas oficinas de especialidade de Aeromodelismo, de Ioiô, de Rádioescotismo, de Navegação Aérea e de Reciclagem.

Tendo o intuito de retificar a importância da reciclagem e consciência ecológica dentro do Movimento Escoteiro, a oficina ministrada pela pioneira Andressa Schulz, contou com atividades lúdicas sobre a separação e descarte do lixo e uma conversa bem descontraída sobre decomposição de diversos tipos de materiais que compõem o nosso dia a dia. Alem de abordar temas como o impacto do descarte incorreto, que acarreta na multiplicação da população de pragas e parasitas, também foram elaborados objetos como brinquedos, vassouras e outros, por meio de materiais descartáveis.

A oficina de Radioescotismo, por sua vez, levou para mais próximo dos jovens a historia do Radioamadorismo no Brasil, bem como apresentou o código morse e o alfabeto fonético, indispensáveis para a pratica da modalidade. Salientando que as ondas de radio estão presentes em muitas das tecnologias atuais, como televisão, telefonia móvel e até nos controles remotos, os jovens também foram apresentados aos vários benefícios da utilização de radios em atividades escoteiras.

Alternando a apresentação entre jovem e adulto, a oficina de ioiô, a mais dinâmica das oficinas ocorrida durante a tarde, foi também a mais descontraída. Apresentados ao modelo de IOIO introduzido no brasil nos anos 80 pela Coca-Cola ate os mais atuais, os jovens aprenderam sobre os tipos de eixo e rolamento e claro, as mais diversas manobras.

Outra atividade que reuniu a atenção dos jovens, a oficina de Navegação Aérea contou com a introdução dos pontos cardeais e da rosa dos ventos, além do ensino de noções básicas de voo, localização e orientação por meio de bússola e outros tipos de navegação: “O escotismo forma cidadãos para o mundo, então nem todos os conhecimentos que nos temos de ensinar são necessariamente técnicas escoteiras, até porque, dentro do Movimento Escoteiro, eles estão aprendendo técnicas que irão ajudar na vida no dia-a-dia”, afirmou Rafael Zibetti, coordenador da Equipe Regional de Especialidades.

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page