Diretrizes Regionais de Comunicação


A Equipe Regional de Comunicação dos Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul, em processo de melhoria dos trabalhos realizados ao longo dos últimos anos lança hoje a versão atualizado das Diretrizes Regionais de Comunicação, documento norteador da área de desenvolvimento institucional na Região Escoteira. As Diretrizes servem como orientação ao trabalho das Equipes de Métodos Educativos, Distritos Escoteiros e aos Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul como um todo. Confira o documento aqui.

A Equipe Regional de Comunicação é uma equipe formada por voluntários e profissionais com o propósito de assessorar os Escoteiros do Brasil – Região Rio Grande do Sul na implantação e acompanhamento de iniciativas na área de comunicação, relacionamento institucional e relacionamento governamental. A Equipe tem o seu funcionamento disciplinado por este documento e como plano de ação a proposta de trabalho da Diretoria Regional no triênio 2019 – 2021, além do Planejamento Estratégico dos Escoteiros do Brasil 2016 - 2021.

Destes documentos priorizam-se os itens que se referem ao marco estratégico de Desenvolvimento Institucional, que tem como objetivo desenvolver estratégias de comunicação corporativa que garantam o reconhecimento da instituição pela relevância do seu papel e pelo impacto gerado pelo Escotismo na sociedade. Todo material produzido pela Equipe deve ser contextualizado no nível regional, com uma linguagem formal e, ao mesmo tempo, jovem e estrategicamente articulada.

Pesquisa

Além das diretrizes, a ComunicaRS convida a todos os associados a participarem de uma pesquisa para ajudar a avaliar e pensar novas conteúdos para a comunicação regional. Sinta-se livre para opinar qual tipo de conteúdo você prefere e possa participar também do planejamento e propor ideias para a ComunicaRS. A pesquisa é aberta a todos os associados e familiares e ficará disponível até o dia 30 de novembro. Confira a pesquisa em bit.ly/pesquisacomunicars

Em 2019, completa-se uma década desde a última atualização da marca dos Escoteiros do Brasil. Desde 1929 já foram quatro marcas oficiais que nos identificaram – a última atualização havia sido em 1950. Nesse período a comunicação também mudou. As mídias sociais se tornaram uma extensão das nossas vidas e estamos quase que a maior parte do tempo conectados. Inclusive em acampamentos escoteiros. Estamos sempre em movimento.

Ao longo desses dez anos passamos por mudanças no site regional, desbravamos o twitter e o facebook quando tudo ainda era mato, até chegar o boom das redes e nós já estávamos lá. Fomos crescendo, aprimorando as técnicas, produzindo novos conteúdos, sendo referência no Brasil e entregando ao associado um conteúdo cada vez mais apropriado, planejado e que mostra o escotismo como de fato é. Hoje estamos alcançando as trinta mil curtidas em nossa página; só esse número representa quase o dobro dos nossos associados.

A Equipe Regional de Comunicação, uma vez já chamada CRIC, depois ERIC, hoje carinhosamente chamada de ComunicaRS, é um espaço de aprendizagem e troca de ideias, que integra jovens e adultos como nenhuma outra Equipe Regional. É também um laboratório experimental para universitários das mais diversas áreas da comunicação, além de um ambiente de interação com profissionais de mercado, assim como com voluntários que têm a comunicação como um hobby e uma paixão.

São jornalistas, fotógrafos, relações públicas, publicitários,marqueteiros, filmmakers, designers, desenvolvedores; inúmeras profissões que têm um interesse em comum: mostrar ao mundo o que é o Movimento Escoteiro. São voluntários que conhecem o propósito dos Escoteiros do Brasil e assim possibilitam uma comunicação cada vez mais eficaz.

A comunicação é a base da existência de todas as organizações e hoje é uma das seis prioridades estratégicas da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. É vista como uma estratégia para atrair e reter novos integrantes, motivar voluntários e profissionais, estabelecer parcerias e obter recursos financeiros. Essa é uma área tão importante que, do nível local ao mundial, não se comunicar pode significar não existir. A comunicação garante o reconhecimento da nossa organização pela relevância do impacto gerado pelo escotismo na sociedade.

Ainda temos muito a aprimorar e o maior desafio é dar continuidade a tudo o que já foi construído e constantemente promover ações que reforcem a nossa marca. Isso é possível através da aproximação com a imprensa e com o publico externo, firmando parcerias e reforçando o nosso papel como a maior organização de terceiro setor para educação de jovens no mundo. Estamos sempre buscando novos talentos e engajando mais voluntários nos processos de comunicação. Temos muito a explorar e a crescer e isso só é possível tendo os pés no chão e um norte na bússola para seguir.

Muito já recebemos por legado de outros comunicadores que nos antecederam ao longo desses dez anos. Cada um com seu jeito e adaptado ao seu tempo. Fazem parte deste legado os documentos norteadores da Equipe de Comunicação. A primeira versão deste documento é de 2011 e agora apresentamos um ainda mais completo, com temas tão diversos quanto planejamento e cobertura de eventos, desenvolvimento de identidades visuais, assessoria de imprensa, distritos e equipes regionais, relacionamento institucional e governamental. Um material de organização regional, mas que esperamos auxilie a sua Unidade Escoteira Local.

Esse documento seguirá como base de toda a comunicação regional no Rio Grande do Sul, junto com aqueles de referência no nível nacional e mundial. Convidamos você a também fazer parte dessa grande rede de comunição do Movimento Escoteiro, a ComunicaRS. Desse modo, estaremos cada vez mais próximos dos vinte mil escoteiros no Rio Grande do Sul e dos 200 mil escoteiros em todo o Brasil.

#Comunicação

114 visualizações
  • Branca Ícone do Flickr
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branco Facebook Ícone

2020 Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul