"Convencidos da pluralidade da natureza humana, e interessados no ser humano como um todo, procuramos oferecer aos jovens o desenvolvimento equilibrado de todas as dimensões de sua personalidade, promovendo, criando e fornecendo oportunidade para o pleno desdobramento de toda a complexa variedade de expressões do ser humano."(Propósitos - Projeto Educativo do Movimento Escoteiro)
Na data de hoje, 28 de junho, do Orgulho LGBT, manifestamos nosso apoio e respeito às diferentes formas de ser! Infelizmente a discriminação e perseguição por conta de identidade de gênero e orientação sexual ainda são muito comuns na nossa sociedade. Já parou para pensar que podemos colaborar para que isso mude? Nos comprometendo em ser tolerantes e respeitando a diversidade, provocando a mudança de padrões sociais e comportamentos culturais. Só assim todos poderemos ser realmente livres. Pense nisso!
Trabalhar as questões de gênero e de sexualidade dentro do Movimento Escoteiro está previsto pelo Programa Educativo e definido pelo documento Política Nacional de Programa Educativo, lançado em 26 de fevereiro de 2018 pelos Escoteiros do Brasil:
6. PRINCÍPIOS ESSENCIAIS DO PROGRAMA EDUCATIVO
O Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil, visando atender aos fundamentos do escotismo na prática escoteira, adota por princípios:
[...]
g) Para todos: deve atender as necessidades dos jovens de todos os segmentos da sociedade, devendo ter a flexibilidade necessária para que possa adaptar-se e assegurar oportunidades de aprendizagem significativa para todos: coeducação, jovens com deficiência, jovens vivendo em situações de risco, jovens de todas as comunidades, culturas, classes, identidades de gênero, orientações sexuais, etnias, religiões, áreas geográficas ou de qualquer outra natureza;
8. CONTEÚDO DO PROGRAMA EDUCATIVO
Para que o objetivo do Escotismo seja alcançado, os jovens devem ser preparados com as competências necessárias para vivência da cidadania ativa, agora e no futuro. Dessa forma o Programa Educativo deve considerar o desenvolvimento de competências relacionadas com os seguintes temas:
[...]
Diversidade: capacidade de convívio de múltiplos aspectos que se diferenciam entre si, tais como: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, diversidades de gênero e de orientação sexual, linguística, religiosa, etc.
COMO ESSAS QUESTÕES ESTÃO INSERIDAS NO PROGRAMA EDUCATIVO DOS RAMOS?
1. RAMO LOBINHO