Escoteiros do Brasil participam da 23ª Parada Livre em Porto Alegre


No último domingo, 8 de dezembro, a Região Escoteira do Rio Grande do Sul participou da 23ª Parada Livre de Porto Alegre, no Parque da Redenção. O encontro contou com a participação de jovens, voluntários e familiares e teve como objetivo a celebração da liberdade, o respeito e a defesa da diversidade.

A Equipe Regional de Diversidades, responsável pela participação dos escoteiros na Parada Livre, vem trabalhando com muitos temas importantes, que merecem nossa atenção, como, por exemplo: diversidade sexual, diversidade de gênero, diversidade racial, diversidade socioeconômica, diversidade corporal e diversidade geracional. A atividade deste final de semana destacou-se pelas temáticas da diversidade sexual e de gênero.

Dentro do Movimento Escoteiro a questão de diversidades é tratada como uma das seis prioridades estratégias mundiais do escotismo, devendo o escotismo refletir as sociedades em que existe e trabalhar ativamente para receber todas as pessoas de maneira bem vinda e sem distinção.

Entre os documentos que tratam sobre as questões de Diversidade no Movimento Escoteiro estão o Plano Trienal da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (2017); a Política Interamericana de Diversidade e Inclusão (2016), o posicionamento institucional sobre homoafetividade dos Escoteiros do Brasil (2015); o Planejamento Estratégico dos Escoteiros do Brasil (2016-2021) e o P.O.R nas regras 10 e 18.

O trabalho desenvolvido sobre Diversidade LGBT iniciou na Associação Escoteira da Inglaterra em 2013 com a criação da FLAGS, que é uma Equipe Nacional Escoteira de Apoio e Suporte LGBT para os membros da Associação Escoteira do Reino Unido (The Scout Association). Assim como as Equipes Regional e Nacional de Diversidades e Inclusão, a FLAGS desenvolve ações e dá suporte para os voluntários, ao mesmo tempo em que são desenvolvidas ações e atividades para os jovens dentro da área de Métodos Educativos.

Interessados em saber mais ou que tenham interesse em apoiar a Equipe de Diversidades podem entrar em contato por email no diversidades@escoteiros.org.br.

#Diversidades #RelacionamentoInstitucional

32 visualizações
  • Branca Ícone do Flickr
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branco Facebook Ícone

2020 Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul