top of page

JOTA/JOTI 2023: Grupo Escoteiro Tupã-Ci Celebra a Fraternidade Mundial Escoteira no 5ºDE

No fim de semana dos dias 21 e 22 de outubro, o Grupo Escoteiro Tupã-Ci se juntou a milhares de outros escoteiros ao redor do mundo na celebração do Jamboree no Ar/Jamboree na Internet (JOTA/JOTI).

A sede da Apamecor foi o ponto de encontro para os entusiastas do escotismo se conectarem, conversarem e trocarem experiências únicas.

Sob a organização do Diretor de Radioescotismo e Diretor de Métodos Escoteiros, Júlio Schneiders Neto, a base preparada no local contou com a presença de escoteiros de diversos grupos, tanto do 5º.DE, quanto dos demais Distritos da região metropolitana de Porto Alegre. O Tupã-Ci foi um verdadeiro anfitrião, recebendo Grupos Escoteiros convidados e estabelecendo contatos com grupos de vários cantos do globo, fortalecendo assim a Fraternidade Mundial Escoteira.

Dentre os participantes presenciais na sede, tivemos:

G.E. Arno Friedrich: 8 Sêniores;

G.E. George Black: 1 sênior;

G.E. Marechal Osório: 1 Guia;

G.E. Tupã-Ci: 12 participando durante o dia, com 11 presentes o tempo todo;

G.E. Mate Amargo: 2 escoteiras;

G.E. Alencarino Scarpetti: 2 escoteirias;

G.E. Marechal Rondon: 5 escoteiros;

G.E. Tupã-Ci: 12 escoteiros.

A dimensão global do evento ficou evidente com os contatos internacionais estabelecidos. Escoteiros de países como Angola, Espanha, França, Paquistão, Índia, Argélia, Congo, Japão (com três grupos diferentes), Coreia do Sul e Portugal se conectaram com o G.E.Tupã-Ci e os demais participantes deste evento escoteiro. Além dessas conexões internacionais, diversos grupos escoteiros do Brasil também estabeleceram contato, tornando o evento ainda mais especial.

Este JOTA/JOTI 2023 reforçou a beleza e a força do movimento escoteiro. A união, a fraternidade e o aprendizado mútuo foram os pilares desse encontro, que sem dúvidas deixou lembranças e aprendizados marcantes em todos os participantes.

O Grupo Escoteiro Tupã-Ci e o 5o.DE/RS agradecem a todos que tornaram este evento um sucesso e espera ansiosamente pelo próximo JOTA/JOTI!


Texto: Márcio Concolatto



66 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page