top of page

Pioneiros realizam Parolimpio em parceria com paratletas


Não só de atividades comunitárias vivem os pioneiros! No último final de semana aconteceu no Lindóia Tênis Clube, em Porto Alegre, a 25ª Olimpíada Regional Pioneira (Olimpio), que teve como tema Jogos Paralímpicos - por isso da adaptação do nome para Paraolimpio. Foram quase 100 pessoas envolvidas entre participantes, staffs e paratletas convidados. O evento, que é uma realização dos Escoteiros do Brasil – Rio Grande do Sul, foi organizado pelo clã pioneiro do Grupo Escoteiro Arno Friederich, com o apoio da Equipe Regional de Inclusão e Acessibilidade.

A Olimpio é um dos grandes eventos regionais fixas dos pioneiros, com edição anual sempre organizada por jovens, com apoio de seus grupos e da Equipe Regional do Ramo Pioneiro. Enquanto os mutirões têm como foco o serviço comunitário, a olimpio proporciona aos jovens uma atividade voltada a jogos e competição saudável, além de uma oportunidade de integração entre os clãs de todo o estado. Nesta edição o tema foi Jogos Paralímpicos e contou com a participação de 10 paratletas para coordenar jogos como vôlei sentado, natação, corrida, goalball, arremesso de peso e dardo, judô de cegos e esgrima em cadeira de rodas. Já no domingo a programação foi mais tranquila, envolvendo bate-papo com os paratletas e outras atividades focadas na inclusão.

“Sempre tive o sonho de fazer algum evento grande no meu grupo. No ramo pioneiro eu vi a possibilidade de levar para o fórum* a ideia da Olimpio e deu certo”, contou João Pedro Volker, um dos idealizadores da atividade. A ideia do tema surgiu a partir das Paralímpiadas do Rio 2016 e tomou forma no desenvolvimento do projeto da Insígnia de B-P de João. “O evento foi absoluto sucesso! Os paratletas estavam indo sem entender direito o que era a Olimpio ou o movimento escoteiro e se apaixonaram. Quem participou da Paraolimpio jamais esquecerá esse final de semana”, compartilhou, afirmando que o movimento escoteiro precisa ser ainda mais inclusivo.

Entre os convidados presentes estava o Diretor da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), Glaiton, o deficiente visual Alex Celente, gaúcho que levou medalha de bronze nos Jogos Paralímpios do Rio 2016, com goalball, e outros paratletas como Eliane Santiago, Luiza, Mauricio Stempniak, Oneide, Vanderson Chaves, Vera e William.

*O Fórum Regional Pioneiro é uma atividade anual onde pioneiros de diferentes grupos podem se candidatar para organizar as atividades regionais do ano seguinte e também onde é eleita a Equipe Regional Pioneira (ERP).

Paraolimpío na mídia

A atividade ganhou destaque em alguns veículos regionais, como no Jornal NH, Correio do Povo e na revista Expansão RS (clique para conferir notícias online).

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page