Pioneiros realizam Parolimpio em parceria com paratletas


Não só de atividades comunitárias vivem os pioneiros! No último final de semana aconteceu no Lindóia Tênis Clube, em Porto Alegre, a 25ª Olimpíada Regional Pioneira (Olimpio), que teve como tema Jogos Paralímpicos - por isso da adaptação do nome para Paraolimpio. Foram quase 100 pessoas envolvidas entre participantes, staffs e paratletas convidados. O evento, que é uma realização dos Escoteiros do Brasil – Rio Grande do Sul, foi organizado pelo clã pioneiro do Grupo Escoteiro Arno Friederich, com o apoio da Equipe Regional de Inclusão e Acessibilidade.

A Olimpio é um dos grandes eventos regionais fixas dos pioneiros, com edição anual sempre organizada por jovens, com apoio de seus grupos e da Equipe Regional do Ramo Pioneiro. Enquanto os mutirões têm como foco o serviço comunitário, a olimpio proporciona aos jovens uma atividade voltada a jogos e competição saudável, além de uma oportunidade de integração entre os clãs de todo o estado. Nesta edição o tema foi Jogos Paralímpicos e contou com a participação de 10 paratletas para coordenar jogos como vôlei sentado, natação, corrida, goalball, arremesso de peso e dardo, judô de cegos e esgrima em cadeira de rodas. Já no domingo a programação foi mais tranquila, envolvendo bate-papo com os paratletas e outras atividades focadas na inclusão.

Veja mais fotos aqui

“Sempre tive o sonho de fazer algum evento grande no meu grupo. No ramo pioneiro eu vi a possibilidade de levar para o fórum* a ideia da Olimpio e deu certo”, contou João Pedro Volker, um dos idealizadores da atividade. A ideia do tema surgiu a partir das Paralímpiadas do Rio 2016 e tomou forma no desenvolvimento do projeto da Insígnia de B-P de João. “O evento foi absoluto sucesso! Os paratletas estavam indo sem entender direito o que era a Olimpio ou o movimento escoteiro e se apaixonaram. Quem participou da Paraolimpio jamais esquecerá esse final de semana”, compartilhou, afirmando que o movimento escoteiro precisa ser ainda mais inclusivo.

Entre os convidados presentes estava o Diretor da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), Glaiton, o deficiente visual Alex Celente, gaúcho que levou medalha de bronze nos Jogos Paralímpios do Rio 2016, com goalball, e outros paratletas como Eliane Santiago, Luiza, Mauricio Stempniak, Oneide, Vanderson Chaves, Vera e William.

*O Fórum Regional Pioneiro é uma atividade anual onde pioneiros de diferentes grupos podem se candidatar para organizar as atividades regionais do ano seguinte e também onde é eleita a Equipe Regional Pioneira (ERP).

Paraolimpío na mídia

A atividade ganhou destaque em alguns veículos regionais, como no Jornal NH, Correio do Povo e na revista Expansão RS (clique para conferir notícias online).

#RamoPioneiro #InclusãoeAcessibilidade #PessoacomDeficiência

32 visualizações

Nosso site está passando por um grande processo de revisão e atualização.​

Caso não encontre o que procura entre em contato no comunicacao@escoteirosrs.org.br​.

Agradecemos a compreensão.​

Sempre Alerta!

Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

Rua Castro Alves, 398 - Bairro Rio Branco

CEP 90430-130 - Porto Alegre - RS

(51) 3330-9784 - (51) 3332-3127

comunicacao@escoteirosrs.org.br

Segunda à sexta 8h15 às 18h

  • Branca Ícone do Flickr
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branco Facebook Ícone

2020 | Escoteiros do Brasil Rio Grande do Sul