O Ano Pioneiro é um projeto idealizado pela Equipe Regional Pioneira do Rio Grande do Sul em celebração ao centenário mundial do Ramo Pioneiro. O principal objetivo é poder alcançar os clãs de todo Rio Grande do Sul através de atividades voltadas ao desenvolvimento pessoal, abordando temas pertinentes à progressão e a nossa sociedade como um todo. Esta iniciativa tem o intuito de servir como um norte para os clãs, principalmente os pequenos e do interior do estado, na organização de suas programações. As atividades foram pensadas para a aquisição de competências, união entre clãs, crescimento de clãs pequenos e visualização da importância do ramo pioneiro para o Movimento.
Atividade de Março
No mês de março será trabalhado o tema da Equidade de Gênero.
Equidade de Gênero e a Questão da Mulher no Movimento Escoteiro
Desde o final do século XIX, organizações femininas originárias de movimentos operários começaram a protestar nos Estados Unidos e em vários países da Europa por melhores condições de vida, por trabalho justo e pelo direito ao voto. No Brasil, movimentos em prol dos direitos da mulher surgiram apenas no início do século XX, como resultado da atividade de grupos anarquistas e, assim como nos demais países, buscavam melhores condições de trabalho e de qualidade de vida.
Com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 1930, a luta feminina ganhou força e, no Brasil, as mulheres conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. Somente em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres.
Diversas datas em celebração e memória da luta das mulheres começaram a surgir ao longo dos anos, porém caíram no esquecimento. Somente na década de 1960, o movimento feminista começou a trazer à tona e a recuperar a data de 8 de março; na atualidade, porém, o dia é celebrado com caráter festivo e comercial, não evocando e lembrando o espírito das operárias grevistas e da sua luta pelos direitos da mulher.
É por esse significativo atraso no reconhecimento da mulher durante a história - e, consequentemente, dentro do Movimento Escoteiro - que trazemos em março a proposta de comemorar o Dia da Mulher aprendendo mais sobre a sua luta, a sua história e sobre como podemos trabalhar para que a desigualdade entre os gêneros seja cada vez menor.
As atividades escolhidas são sugestões e podem ser alteradas conforme a realidade de cada clã. Para participar é preciso participar de, no mínimo, uma atividade com foco no tema mensal e enviar a comprovação por e-mail (saiba mais no boletim inicial).
As atividades escolhidas foram criadas juntamente com a Equipe Regional de Diversidades.
Conceitos (Participantes: ilimitado, mínimo 2 grupos com 3 jovens em cada) - bit.ly/fichaanopio_mar1
Debate - Filme (Participantes: ilimitado) - bit.ly/fichaanopio_mar2
Debate - Livro (Participantes: ilimitado) - bit.ly/fichaanopio_mar3
Mulheres no Movimento (Participantes: 2 a 4 equipes) - bit.ly/fichaanopio_mar4
Pesquisa - Como é no seu grupo? (Participantes: ilimitado) - bit.ly/fichaanopio_mar5
Teste de Bechdel (Participantes: ilimitado) - bit.ly/fichaanopio_mar6
O relatório sobre as atividades realizadas no mês de março será recebido até o dia 31 de março de 2018.
Para a atividade ser válida são necessárias as seguintes informações:
Nome do(dos) Grupo(s) Escoteiro(s) - Nome do(dos) Clã(s) - Nome de todos os participantes
Data da realização da atividade - Ficha de atividade escolhida - Fotos e um breve texto de como foi realizada a atividade.
Encaminhar um documento com todas as informações para erp@escoteirosrs.org.br
Mais informações:
Para dúvidas, ideias, sugestões e reclamações: erp@escoteirosrs.org.br
Sobre o funcionamento do projeto: Boletim Inicial - bit.ly/anopioneiroboletim1
Comments