Dia 02 de Abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, e para agregar a este dia a Equipe Regional de Inclusão e Acessibilidade traz algumas dicas do que pode ser feito para estimular, em sua Unidade Escoteira Local, a inclusão de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista TEA.
Este jovem é o Gustavo Natan Batista Bruxel, tem 17 anos e é sênior da Tropa Charrua do Grupo Escoteiro Farrapos Carijós 368 de Ijui. Na fotografia, ele está participando de um Desfile Cívico de 7 de Setembro na sua cidade, e nos mostra que a participação efetiva no Movimento Escoteiro de crianças e jovens com TEA é uma possibilidade real.
Descrição da Imagem:
Fotografia colorida ao ar livre de jovem escoteiro menino, vestindo vestuário e lenço escoteiro e com distintivos coloridos costurados na camisa de mangas curtas. Ele tem a pele clara, cabelo curto, o corpo está de frente e seu rosto virado para a sua direita, com expressão de fala. As duas mãos à frente do corpo, seguram um cabo de madeira. Ao fundo, atrás dele, pessoas desfocadas levam uma faixa de fundo branco com letras coloridas. Mais ao fundo, árvores e outras pessoas.
Fim da descrição.
“Há muitas maneiras de envolver a criança ou jovem com TEA nas atividades realizadas pelo sua UEL, só depende de muita compreensão e de acompanhar o tempo dele. A Família é em primeiro lugar a mais indicada para auxiliar. Os Pais e os familiares conhecem quais são os pontos mais desafiadores para a pessoa com autismo.