top of page

Dirigente do Grupo Escoteiro Ijuí recebe condecorações da Liga da Defesa Nacional

O dirigente Jean Marques Rosa, diretor-presidente do Grupo Escoteiro Ijuí – 300/RS, foi condecorado, na sexta feira (16/12), com duas medalhas outorgadas pela Liga da Defesa Nacional (LDN): a Medalha da Pátria e a Medalha do Bicentenário da Independência.


As honrarias foram entregues pelos diretores Presidente e do Interior da LDN, Marco Dangui Pinheiro e Gilmar Chagas, e tem como objetivo reconhecer a atuação no trabalho de organização das Corridas do Fogo Simbólico da Pátria, além de palestras realizadas em escolas de Ijuí por Jean. A cerimônia de condecoração ocorreu na sede do GBOEx, em Porto Alegre.


Boa parte desse mérito se construiu junto ao serviço voluntário desenvolvido junto ao escotismo, pois o “Eixo-noroeste” da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, que traz a Centelha à região, é de responsabilidade da Região Escoteira do Rio Grande do Sul. “Este trabalho de organização do roteiro me foi incumbido quando fui coordenador distrital do 15º Distrito Escoteiro do RS”, conta Jean. “Todo o trabalho de contatos com prefeituras, roteiro, tabelas de horários e quilometragem, além de logísticas de alimentação, pernoite e abastecimento das viaturas que trazem o Fogo da Pátria demandam tempo e dedicação voluntária à LDN e aos Escoteiros”, completa.


Durante a cerimônia, também foram entregues as Medalhas do Mérito Cívico a personalidades e entidades que se destacaram no trabalho cívico pelo país. A Medalha do Mérito Cívico foi criada pela Liga da Defesa Nacional para homenagear Olavo Bilac, na data do centenário do seu nascimento (16/12/1965). O poeta foi um dos fundadores da Liga em 1961 e, a partir daí, a honraria ficou destinada a agraciar cidadãos que tenham se destacado na prestação de relevantes serviços à Pátria ou no apoio às atividades da entidade no seu campo de atuação.


Mantida a mesma finalidade, a Medalha foi transformada, em junho de 1991, em Ordem do Mérito Cívico e hierarquizada em três graus: Oficial, Comendador e Grande Oficial, com a admissão obrigatória no primeiro grau e interstício de três anos para cada promoção.


Texto por Gabriel Assenheimer

Assistente Distrital de Comunicação

15º Distrito Escoteiro RS








22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo