top of page

Lançamento do livro “O Escotismo nos Colégios Maristas do Rio Grande do Sul”

A noite da última segunda-feira, 17/4, foi um momento especial para a memória institucional da Rede Marista e do Movimento Escoteiro do Brasil. Nesta data, o atual diretor-presidente do Grupo Escoteiro Tupã-Ci (Colégio Marista Rosário - Porto Alegre), Lourival Francisco dos Santos Junior, lançou a obra O Escotismo nos Colégios Maristas do Rio Grande do Sul: contribuições dos Irmãos Maristas para o desenvolvimento do movimento escoteiro no estado, produzido pela Edipucrs (2022).

A obra, fruto de mais de 15 anos de pesquisas do autor, registra aspectos importantes sobre a história de 22 grupos escoteiros fundados em Colégios Maristas das cidades de Santa Maria, Santo Ângelo, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Rio Grande, Uruguaiana, Passo Fundo, Montenegro, Estrela, São Gabriel, Santana do Livramento, Canela, Farroupilha, Santa Cruz do Sul, Camaquã, Viamão, entre os anos de 1925 e 2002, bem como, a biografia dos principais Irmãos Maristas que contribuíram para o desenvolvimento dos grupos escoteiros nesses espaços educativos.

Durante o lançamento, realizado na Biblioteca do Colégio Marista Rosário, o vice-provincial e vice-presidente da Rede Marista, Ir. Dionísio Rodrigues, enfatizou a relevância da temática escolhida para a obra que torna presente os métodos pedagógicos de Baden-Powell, fundador do Movimento Escoteiro, e de São Marcelino Champagnat, fundador da congregação religiosa dos Irmãos Maristas, ambos com a missão de educar a partir de valores humano-cristãos.

“O livro é, em si, memória viva e presente. O resultado desse intenso trabalho nos orgulha muito, pois apresenta o resgate histórico do movimento escoteiro nos Colégios Maristas e a preservação da memória de contribuição que os Irmãos Maristas deram para esse Movimento. Perceber o quanto essa parceria foi, e segue sendo, significativa na formação integral de crianças, adolescentes e jovens, não só aqui no Rio Grande do Sul, mas no mundo todo, é muito potente”, afirmou Dionísio.

Confere a matéria na íntegra, publicada aqui:



20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page