top of page

Ações pelo RS - Ajude com Segurança

✅ Todos queremos ajudar, mas conhecer a maneira correta de fazê-lo é essencial para garantir a segurança tanto das vítimas quanto dos voluntários.


👀 Por isso, separamos algumas informações que te ajudarão a garantir mais segurança ao longo desse processo, são elas:

  • Em relação à Água: Beba apenas água engarrafada ou de origem conhecida. Evite o consumo de água de poços, fontes, cisternas ou reservatórios que possam ter sido contaminados pela inundação.

  • Em relação aos Alimentos: Não consuma alimentos que tenham tido contato com a água das enchentes, incluindo alimentos embalados e enlatados. Realize uma boa higienização na preparação e armazenamento dos alimentos. Lave cuidadosamente todos os utensílios de cozinha e superfícies com água limpa e sabão antes de usar. A água e a comida dos animais também precisam ser seguras e limpas.

  • Em relação à Saúde: Evite qualquer contato da pele com a água. Muitas doenças são transmitidas a partir de água e alimentos contaminados. Mantenha suas vacinas em dia, especialmente a Vacina Antitetânica. Lave as mãos com frequência com água e sabão. Na ausência destes utilizar álcool gel 70%. Em caso de sintomas como febre, dor no corpo e no abdômen, náuseas e vômitos e diarreia, procure assistência médica imediatamente ou o serviço de saúde mais próximo.

  • Em relação à Remédios: Não tome remédios que entraram em contato com a água da enchente ou lama, pois mesmo embalados podem estar contaminados.

  • Em relação à Animais peçonhentos: Quando as águas baixarem, animais peçonhentos como escorpiões, cobras e aranhas procuram abrigo em locais secos, incluindo o interior de residências, ou locais de acúmulo de entulhos. Tome cuidado. Use sempre calçados fechados e luvas de proteção.

  • Em relação à Riscos elétricos: Se houver qualquer sinal de eletricidade em áreas inundadas, mantenha distância e chame as autoridades. Não tente carregar aparelhos móveis como celulares em locais úmidos. Aparelhos elétricos nunca devem ser manuseados se a pessoa estiver com as mãos ou os pés úmidos.

  • Em relação à EPIs (Equipamentos de Proteção Individual): Sempre utilize calçados fechados, preferencialmente botas de borracha, luvas e máscaras para trabalhar na recuperação de áreas afetadas pelas enchentes.

  • Em relação à Eletrônicos e Eletrodomésticos: Antes de descartar, tente recuperar os aparelhos. Não tente ligar os equipamentos se ainda estiverem molhados ou úmidos. Uma limpeza com água limpa corrente, seguida de um processo de secagem minuciosa e cuidadosa pode salvar eletrônicos e eletrodomésticos. Na dúvida, consulte um técnico.

  • Em relação à Roupas, toalhas, roupas de cama: O ideal é que fiquem de molho na água quente com sabão por pelo menos 30 minutos e que, na sequência, sejam lavados na máquina de lavar também com água quente. Após, devem ser estendidas para secar à luz do sol. Se houver manchas de mofo persistentes, deve-se considerar o descarte para evitar o crescimento de fungos e bactérias que possam causar problemas de saúde.

  • Em relação à Higienização do ambiente: Recomenda-se o uso de 200 ml de água sanitária para cada quatro litros de água. Importante higienizar teto, parede e chão.


Para que lembrar dessas informações seja ainda mais fácil, estamos disponibilizando um folhetim para download no qual consta cada uma delas. Link para download: https://bit.ly/AjudecomSeguranca

🤝 Juntos passaremos por essa situação.


⚜Sempre Alerta!



📸Rafael Marconatto

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentáře


bottom of page