Centenário do Grupo Escoteiro Charruas


Na data de hoje, 27 de abril, o Grupo Escoteiro Charruas celebra 100 anos da sua fundação. Cem anos se passaram desde a fundação do grupo até aqui e, talvez, o Charruas nunca terá a dimensão da eternidade do que está vivendo agora. Desde a fundação, em 27 de abril de 1920, muitos jovens e adultos, meninos e meninas, homens e mulheres, se dedicaram para que os atuais possam continuar fazendo aquilo que os une: escotismo.

Hoje, muito mais do que pensar no tempo que representa ou na marca histórica atingida, o Charruas tem a obrigação de rememorar e de saudar todos aqueles que lá estiveram e que muito fizeram nesses cem anos. O Charruas já ocupou uma sala de aula do colégio Cruzeiro do Sul e lá os jovens e escotistas eram professores e alunos. Depois, construiu edificações de alvenaria e de madeira em meio a um bosque, que talvez alguns tenham conhecido.


Fez atividades em um clube. Isso mesmo, um clube semi-abandonado o abrigou quando o bosque foi fechado. Porém, não parou por ali, fez atividades em praças e em uma associação de bairro que o acolheu. Mas, foi a força de vontade, o compromisso de todos, que trouxe o Charruas a este dia. Um tempo para fortalec